Tecnam P2012 Sentinel se destaca em missões aeromédicas

Ao longo de 2023 empresa de Taiwan ampliou uso do Tecnam P2012 Sentinel em voos aeromédicos

Por Micael Rocha Publicado em 13/03/2024, às 09h00

Aeronave é utilizada pela taiwanesa Apexa para transporte aeromédico - Divulgação

O bimotor a pistão P2012 Sentinel SMP, da italiana Tecnam, realizou 103 missões médicas de urgência, totalizando 333 horas de voo, ao longo do ano passado em Taiwan.

A Apex, organização de treinamento de voo sediado em Taipei, apresentou recentemente um balanço com números após um ano de operações médicas com o avião, que foi amplamente empregado em voos no país asiático.

Com as operações aeromédicas ganhando destaque, a equipe da Apex introduziu, no ano passado, mais um avião do mesmo tipo. Atualmente cada P2012 Sentinel da Apex conta com oito pilotos e cinco mecânicos, mantendo uma escala com pessoal disponível especialmente para voos de atendimento médico.

Além disso, o P2012 Sentinel SMP foi utilizado em diversas outras operações na organização, incluindo saltos de paraquedas, passeios aéreos, entre outras.

“Acreditamos que a cabine espaçosa e os baixos custos operacionais diferenciam o P2012, enquanto a aviônica avançada fornece ao piloto uma consciência situacional não encontrada em outros concorrentes de última geração”, comentou Wilson Chien Yu Kao, CEO da Apex Aviation.

O Tecnam P2012 SMP Sentinel é um bimotor a pistão multimissão fabricado na Itália, equipado com motores Lycoming TEO-540-C1A, de 750 hp cada, e conta com capacidade para até nove passageiros e dois pilotos. A versão padrão é equipada com a suíte de aviônicos Garmin G1000 NXi, com capacidade para realizar operações PBN.

Tecnam P2012 Sentinel APEX AVIATION MEDEVAC

Leia também

Quarto Tecnam P92 Echo MkII entra em operação no Brasil
Drones preocupam pilotos aeromédicos