Teaser de Top Gun Maverick mostra Su-57 abatido por F-14 Tomcat

Novo Top Gun mostra cena impossível com duelo entre o aposentado F-14 Tomcat e o novíssimo Su-57

Por André Magalhães Publicado em 25/04/2022, às 20h17

F-14 Tomcat (esquerda) enfrenta e abate um Su-57 em teaser do filme - Reprodução

Um novo teaser do filme Top Gun: Maverick revela curiosas e talvez polêmicas cenas. O rápido vídeo mostra um pouco mais do encontro de um F-14 Tomcat e o caça de 5º geração russo Su-57 e que apareceu no último trailer lançado neste mês (ver no final da matéria).

A new Tv Spot for #TopGunMaverick has been released.#TomCruise pic.twitter.com/R2fsHRanh2

— Tom Cruise News (@TCNews62) April 25, 2022

Contudo, neste taser um trecho de três segundos mostra o Tomcat, pilotado por Maverick (Tom Cruise), abatendo o caça russo com um míssil. O interessante, é que antes de ser atingido, o Su-57 já está em meio às chamas.

O problema, são gerações que jamais poderão se enfrentar nos céus. O F-14 Tomcat foi aposentado da Marinha dos Estados Unidos em 2006, já o russo Su-57 está sendo incorporado à frota da Força Aérea Russa.

Outra questão interessante é que o taser ainda não foi divulgado oficialmente pelas redes sociais do filme ou da produtora Paramount Pictures.

Quando o Su-57 apareceu pela primeira vez no trailer completo, a Rostec, conglomerado que detém o controle da Sukhoi, fabricante russo do caça furtivo, convidou Tom Cruise para conhecer de perto o mais moderno avião de combate da Rússia. O convite é válido para o tradicional Show Aérea de Moscou (MAKS) que acontecerá na capital russa em 2023

O novo vídeo ainda releva outra cena curiosa, com um F/A-18 Super Hornet realizando a famosa manobra “Cobra” manobra realizada justamente pelos rivais russos, da família Flanker, da Sukhoi. Isso é possivelmente chamativo apenas para o filme, visto que dificilmente um Super Hornet faria isso na realidade. A manobra é típica dos caças caças da famíla Flanker graças o empuxo vetorado dos bocais dos motores instalado em alguns modelos.

É possível que as cenas com o Tomcat seja exclusivas do teaser, como forma de chamar atenção para o filme. Exceto se o combate ocorrer no Irã, o único operador atual do F-14, mas com poucas unidades ainda em condições de voo.

No enredo do longa, Maverick é um experiente instrutor de voo que irá ajudar na formação de jovens pilotos de caça da marinha dos EUA.

No primeiro filme, estrelado por Tom Cruise, em 1986, o caça destaque era o icônico Northrop Grumman F-14 Tomcat, já no segundo é o Boeing F/A-18 Super Hornet, atualmente o principal avião de combate da marinha norte-americana.

O ponto de destaque deste novo longa são as cenas gravadas em voos. Para isso, os atores tiveram treinamentos a bordos de caças F/A-18F Super Hornet (versão para dois tripulantes) e em outras aeronaves. O filme Top Gun:Maverick estreia dia 26 de maio nos cinemas

Tom Cruise, que interpreta Maverick, é conhecido por fazer as cenas dos filmes de ação em que atua. Além disso, gosta do ramo da aviação, tanto que tem brevê de piloto e é dono de um P-51 Mustang – clássico caça dos EUA utilizado na Segunda Guerra Mundial.

aeronave notícias de aviação avião aviação F-18 Super Hornet Caça Filme Su-57 Maverick Tom Cruise Top Gun cinema

Leia também

Fabricante russo convida Tom Cruise para conhecer o caça Su-57
Novo trailer de Top Gun 2 traz pistas sobre o novo filme