Super Bowl é o segundo maior evento da aviação executiva dos EUA

San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs disputarão o Super Bowl LVIII, no dia 11 de fevereiro, em Las Vegas

Por Wesley Lichmann Publicado em 29/01/2024, às 15h00

Aeroporto executivo de Henderson, ao sul de Las Vegas, deve receber grande parte dos voos privados - NBAA

Após as finais de conferência realizadas ontem (28), Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers disputarão o Super Bowl LVIII, no dia 11 de fevereiro, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.

A partida que define o campeão da National Football League (NFL) atrai a atenção de milhões de pessoas nos Estados Unidos, sendo o principal evento esportivo do país, e o segundo que mais gera tráfego de aviões executivos e voos extras comerciais.

O Super Bowl reúne vários artistas, outros atletas e convidados de grandes corporações. A partida decisiva do ano passado, realizada na região metropolitana de Phoenix, entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles, foi responsável por mais de 2.270 voos extras, sendo que cerca de 75% deles eram privados.

Em termos de aeronaves, o último jogo da temporada da NFL só é superado pelo encontro anual da Berkshire Hathaway, empresa do investidor Warren Buffett.

Partida acontecerá no Allegiant Stadium - divulgação

 

Grande parte dos voos executivos do Super Bowl LVIII serão atendidos no aeroporto executivo Henderson (HSV), localizado a 40 quilômetros ao sul de Las Vegas. O terminal aéreo conta com duas pistas paralelas, a 17R/35L dispõe de 1.982 de comprimento por 30 metros de largura, enquanto a 17L/35R oferece 1.524 metros por 23 de largura.

Outros dois aeroportos também estão habilitados para receber voos extras, como o próprio internacional de Las Vegas, Harry Reid (LAS); e o North Airport Las Vegas (VGT), destinado a aviação geral.

Toda a coordenação deve ser realizada de forma antecipada, desde os serviços em terra como as informações relacionadas ao controle do espaço aéreo, que terá normas especiais durante a partida que acontecerá no Allegiant Stadium.

Para a gestão do volume de aeronaves, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), estabeleceu regras. Durante o período os "pilotos devem antecipar iniciativas de gerenciamento de tráfego, incluindo, mas não se limitando a, redirecionamento, milhas em trilha, restrição de altitude, parada no solo e programas de atraso no solo". 

Um documento aos pilotos, conhecido como Notice To Airmen (NOTAM), propõe regras específicas nos procedimentos de chegada e partida, e limites de sobrevoo em determinadas áreas da cidade. A medida não afetará os voos comerciais regulares.

Aeroportos Estados Unidos aviação executiva Jatos aviação de negócios Las Vegas SUper Bowl NFL Futebol americano San Francisco 49ers Kansas City Chiefs

Leia também

Gulfstream entregou 111 aviões em 2023
Conheça todos os detalhes do novo Dassault Falcon 6X