Ainda em fase de implantação, o Su-57 vai testar novo sistema de comunicação russo
Por André Magalhães Publicado em 21/07/2022, às 15h55 - Atualizado às 15h59
O Su-57 vai testar novo sistema de comunicação atualizado, que deverá expandir as capacidades do caça russo de quinta geração criado pela Sukhoi.
Um novo conjunto será testado ainda neste ano, informou o conglomerado de tecnologia Rostec, que controla a Sukhoi.
"Os protótipos do sistema de comunicações atualizados estão em fase de fabricação e seus testes estão programados para meados do outono, em particular, na aeronave Su-57", disse a Rostec em nota.
Não é a primeira vez que novos equipamentos são testados Su-57, o caça mais moderno da força aérea russa. Além disso, a Rússia já testou a aeronave em situações reais na Síria em 2018, antes mesmo de ser declarado operacional. Na ocasião o avião ainda estava em fase de validação de capacidade. Recentemente o caça foi usado na Ucrânia.
A força aérea russa planeja ter 22 unidades do Su-57, até até 2024, com novos lotes sendo adquridos até o final da década. Ao todo, a VKS (força aérea russa) pretende operar 76 unidades do moderno avião.
O Su-57 é a aposta de Moscou em fazer frente ao norte-americano F-22 Raptor. Ambos tem algumas similaridades, sendo a principal a furtividade aos radares e capacidade de transportar armas internamente. Da mesma forma, os dois aviões tiveram compras bastantes limitadas por suas respectivas forças aéreas, demonstrando o elevado valor unitário e os custos maiores de operação.