A Spirit Airlines anunciou a demissão de 1.800 comissários de bordo a partir de dezembro. Medida integra plano de reestruturação da companhia aérea
Por Marcel Cardoso Publicado em 23/09/2025, às 15h47
A companhia aérea norte-americana Spirit Airlines anunciou na última segunda-feira (22), que cerca de 1.800 comissários de bordo serão demitidos a partir de 1.º de dezembro. A medida faz parte do plano de reestruturação em curso, que busca alinhar o quadro de pessoal à atual frota e à programação de voos da empresa.
“Como parte de nossa reestruturação em andamento, estamos tomando medidas para alinhar o quadro de funcionários ao tamanho da frota e ao volume esperado de voos", informou a Spirit Airlines, em nota. "Reconhecemos o impacto desta decisão e estamos comprometidos em tratar os colaboradores afetados com cuidado e respeito”.
A Spirit conta atualmente com cerca de 5.200 comissários de bordo, representados pela Association of Flight Attendants-CWA (AFA).
“Conseguimos mitigar os efeitos para nossa categoria até este momento. O problema é que a redução significativa de aeronaves e horas de voo exige uma redução muito maior da força de trabalho, e a empresa deixou claro que o afastamento é necessário”, informou o sindicato em comunicado aos associados.
O sindicato informou ainda que a gestão da Spirit indicou a intenção de solicitar alterações contratuais com base na Seção 1113 do Código de Falências dos Estados Unidos, embora detalhes adicionais ainda não tenham sido oficializados.
“As informações vão se mover rapidamente e incentivamos os associados a acompanharem as comunicações da AFA”, alertou a entidade.
O anúncio ocorre após cortes anteriores envolvendo mais de quinhentos pilotos da companhia nos últimos meses. A Spirit Airlines entrou em processo de recuperação judicial (Chapter 11) pela segunda vez em um ano, no mês passado.
Dentro desse processo, a empresa reduziu capacidade operacional e encerrou operações em onze cidades norte-americanas, como parte da tentativa de estabilizar suas finanças.