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Fim de ciclo

Gigante do baixo custo vai se desfazer do Airbus A319

A Spirit Airlines, gigante do baixo custo nos EUA, vai se desfazer de 29 aviões A319, da Airbus


Cada aeronave será vendida por até R$ 1 bilhão - Spirit Airlines/Divulgação
Cada aeronave será vendida por até R$ 1 bilhão - Spirit Airlines/Divulgação

A low cost norte-americana Spirit Airlines vai vender 29, dos seus 31 aviões, Airbus A319 para uma empresa de arrendamento, como parte de um processo de renovação da frota. O acordo tem valor estimado entre US$ 150 e US$ 200 milhões (R$ 776,2 milhões e R$ 1,03 bilhão, respectivamente).

Atualmente, a idade média de operação destas aeronaves é de cerca de dezesseis anos. A última delas entrou em operação na companhia aérea em 2016.

A retirada e entrega imediata dos Airbus A319 começam ainda no primeiro semestre e devem ser concluídas até setembro de 2024. As duas aeronaves restantes são arrendadas e deverão ser devolvidas até 2025, ao final dos contratos de aluguel.

O A319 tem apresentado uma rápida aposentadoria ao redor do mundo. Com o crescimento do mercado e o surgimento de aviões mais modernos e eficientes, na mesma faixa de assentos e alcance, as companhias aéreas passaram a favorecer, por exemplo, o A220, também da Airbus.

A Airbus ofereceu ao mercado a versão remotorizada, designada como A319neo, assim como fez com o A320neo, A321neo e o A330neo, mas não foi bem sucedida. Sua carteira de pedidos acumulava apenas 74 unidades em janeiro, por ser ofuscado principalmente pelo A220-300, que tem capacidade semelhante, embora com alcance cerca de 500 km menor.

Um dos diferenciais é o custo operacional e maior eficiência do A220 em relação ao A310neo.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/01/2023, às 08h55


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