A empresa israelence Xsight desenvolveu um sistema para detecção de FOD baseado em uso extensivo de Inteligência Artificial
Por Micael Rocha Publicado em 02/05/2024, às 11h10
A empresa israelense de tecnologia Xsight está desenvolvendo um sistema que combina sensores remotos e inteligência artificial para detectar objetos estranhos nas pistas dos aeroportos, conhecidos como FOD (Danos por Objetos Estranhos, na tradução para o português).
O objetivo do novo sistema é identificar detritos na superfície, tais como ferragens soltas, pavimento quebrado, materiais de construção, pedras, areia, fragmentos de bagagem, equipamentos de catering e até vida selvagem, que podem trazer riscos às aeronaves durante as operações de pouso e decolagem.
A Xsight esclarece que o FODetect realiza uma varredura contínua nas pistas para detectar qualquer objeto presente tanto na pista principal quanto na de táxi, utilizando sensores instalados ao longo da pista. Uma vez localizado, o sistema classifica o objeto usando inteligência artificial e informa às equipes do aeroporto o local exato onde se encontra o objeto, permitindo sua rápida remoção.
"Os sensores multicamadas do Xsight monitoram continuamente a superfície da pista, distinguem automaticamente entre FOD e vida selvagem, emitem um Código de Condição de Pista (RCC) recomendado conforme os requisitos de órgãos internacionais e fornecem vídeo ao vivo das atividades da pista em todas as condições climáticas, dia e noite", disse Amir Leybov, CEO da Xsight.
Os FOD têm sido a causa de inúmeros acidentes e incidentes aeronáuticos ao longo dos anos, causando prejuízos e fatalidades na indústria aeronáutica. Segundo estimativas, os danos causados por FOD nos Estados Unidos custam cerca de 25 milhões de dólares por ano.