Embraer E195 a serviço da Air Serbia decolou fora do limite da pista e teve avarias
Um Embraer ERJ-195LR operado pela Marathon Airlines sofreu danos substanciais, ontem (18), ao realizar uma ultrapassagem de pista durante o procedimento de decolagem em Belgrado, na Sérvia.
O avião, que voava sob as cores da AirSerbia, por motivos ainda não divulgados oficialmente, não conseguiu alcançar a velocidade de decolagem ideal (VR) dentro dos limites da pista 30L do aeroporto Nikola Tesla (BEG). O destino do voo era Düsseldorf (DUS), na Alemanha.
Air Serbia Embraer E195LR damaged after reportedly hitting runway equipment on departure from Belgrade Nikola Tesla Airport in Serbia. The aircraft made an emergency return landing shortly after takeoff. pic.twitter.com/X90wA8v0H0
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) February 18, 2024
As informações iniciais dão conta que a aeronave de matrícula OY-GDC iniciou a corrida para decolagem a partir da taxiway D5 (uma pista de táxi intermediária). Após, levantou voo e subiu cerca de 3.600 pés, depois de atingir diversas infraestruturas aeroportuárias.
Ao notar o problema, a tripulação do voo JU-324 solicitou retorno imediato, realizando o pouso da aeronave. Houve grandes avarias na fuselagem e no estabilizador horizontal esquerdo. Devido aos danos, houve vazamento de combustível, conforme imagens gravadas após o pouso.
Os passageiros e tripulação foram desembarcados através de escadas numa área remota, sem ferimentos.
Por Micael Rocha
Publicado em 19/02/2024, às 08h51
+lidas