Beechcraft Denali inicia campanha de ensaios com segundo protótipo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/06/2022, às 16h00
O programa de ensaios de certificação do Beechcraft Denali avançou com o voo inaugural do segundo protótipo, o que ocorreu ontem (16). A Textron Aviation espera manter o cronograma de desenvolvimento do monoturboélice que fez o primeiro voo em novembro do ano passado.
O voo do segundo protótipo durou duas horas e um minuto, atingindo uma altitude máxima de 15.500 pés com velocidade máxima de 240 ktas. O novo avião permitirá expandir os objetivos operacionais com foco no teste de sistemas, motor, aviônicos e desempenho geral.
A Textron deverá adicionar mais um protótipo na campanha de ensaios em voo, além de três células completas destinadas aos testes de solo.
“Este voo é outro passo de vital importância para o programa Beechcraft Denali, pois a aeronave será usada principalmente para testar sistemas como aviônicos, controle ambiental de cabine e proteção contra gelo”, explicou Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas da Textron.
Até o momento, o programa acumulou mais de 250 horas de voo. O programa lançado há quase sete anos, durante o EAA Air Venture 2015, em Oshkosh, enfrentou alguns atrasos no cronograma, potencializados com a crise sanitária global. A intenção original era ter certificado o avião em 2019.
O Denali é a resposta da Textron ao avanço dos monoturboélices no segmento outrora dominado pela família King Air.