Segundo protótipo do Denali realizou seu voo inaugural

Beechcraft Denali inicia campanha de ensaios com segundo protótipo

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/06/2022, às 16h00

Segundo protótipo do Denali realizou seu voo inaugural sete meses após o primeiro avião - Textron Aviation

O programa de ensaios de certificação do Beechcraft Denali avançou com o voo inaugural do segundo protótipo, o que ocorreu ontem (16). A Textron Aviation espera manter o cronograma de desenvolvimento do monoturboélice que fez o primeiro voo em novembro do ano passado.

O voo do segundo protótipo durou duas horas e um minuto, atingindo uma altitude máxima de 15.500 pés com velocidade máxima de 240 ktas. O novo avião permitirá expandir os objetivos operacionais com foco no teste de sistemas, motor, aviônicos e desempenho geral.

A Textron deverá adicionar mais um protótipo na campanha de ensaios em voo, além de três células completas destinadas aos testes de solo.

“Este voo é outro passo de vital importância para o programa Beechcraft Denali, pois a aeronave será usada principalmente para testar sistemas como aviônicos, controle ambiental de cabine e proteção contra gelo”, explicou Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas da Textron.

Segundo protótipo do Denali vai avaliar sistemas como aviônicos, controle ambiental de cabine e proteção contra gelo

 

Até o momento, o programa acumulou mais de 250 horas de voo. O programa lançado há quase sete anos, durante o EAA Air Venture 2015, em Oshkosh, enfrentou alguns atrasos no cronograma, potencializados com a crise sanitária global. A intenção original era ter certificado o avião em 2019.

O Denali é a resposta da Textron ao avanço dos monoturboélices no segmento outrora dominado pela família King Air.

aeronave notícias de aviação avião aviação Textron Cessna King Air Beechcraft Denali

Leia também

Beechcraft Denali conclui os primeiros testes com novo motor da GE
Textron adiciona Denali a linha de aviões da Beechcraft