A segunda pista do aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro, deverá ser entregue até junho de 2025
Por Marcel Cardoso Publicado em 22/08/2024, às 15h13
As obras de construção da nova pista do aeroporto de Macaé (MEA), no litoral norte do Rio de Janeiro, entraram na fase final. A pavimentação asfáltica foi concluída, e a obra já alcançou mais de 80% dos serviços previstos.
Com um investimento de R$ 220 milhões, o projeto atende à crescente demanda do setor de óleo e gás. Atualmente, estão em andamento os serviços de balizamento, iluminação, sinalização, plantio de grama e construção da cerca que delimita a nova área operacional. Simultaneamente, ocorre a concretagem do pavimento do novo pátio, que terá capacidade para dez aeronaves de asa rotativa, além do reforço da estrutura do pátio atual.
A nova pista, com 1.410 metros de extensão, será entregue no primeiro semestre de 2025. Com isso, o aeroporto poderá receber aeronaves de maior porte, classificadas no código C. Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o local, após a inauguração, o terminal será o único no país com base operacional offshore e duas pistas.
Após a conclusão dessas etapas, o processo de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está previsto para dezembro. Durante as obras, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, continuam operando normalmente.
No primeiro semestre, MEA recebeu 102.000 passageiros, um aumento de 10% na movimentação em comparação com o mesmo período de 2023.