Tu 160 Blackjack faz parte da espinha dorsal da Rússia na aviação de bombardeiros
Por André Magalhães Publicado em 23/03/2022, às 11h45
Mesmo em meio na intensa guerra da Rússia e da Ucrânia, os russos mantém seu cronograma de incorporação de mais aeronaves as suas frota das Forças Aeroespaciais. O vice-primeiro-ministro, Yury Borisov, disse à mídia que serão entregues bombardeiros estratégicos Tu 160 Blackjack ainda neste ano.
Ao menos, dois Tu-160 deverão ser entregues conforme o cronograma dos militares russos. Uma das aeronaves foi recém-construída e outra atualizada.
Entre as atualizações está a possibilidade de transportar novas armas e o ganho de novas tecnologias como: sistemas de navegação, aviônicos, além de novos motores.
Em janeiro, o primeiro “novo Tu-160” fez seu voo inaugural. A aeronave com capacidade de lançar bombas nucleares voou durante 30 minutos na região do aeródromo da fábrica da Kazan Aviation Plant, de propriedade da Tupolev. Ambas empresas são parte da United Aircraft Corporation (UAC), parte da estatal Rostec.
O Tu-160 Blackjack é a maior aeronave militar supersônica com asa de geometria variável do mundo. O bombardeiro está entre as principais aeronaves deste seguimento em todo o globo, juntamente com os norte-americanos B-2A, B-52H e B-1B Lancer, e o chinês H-6.
Ainda não houve relatos ou confirmação oficial que o Tu-160 Blackjack esteja sendo usado no conflito na Ucrânia lançando poderosos e precisos armamentos contra alvos estratégicos em território ucraniano.