Nesta madrugada, o presidente Putin ordenou uma missão militar especial na Ucrânia
Por André Magalhães Publicado em 24/02/2022, às 10h25
Na madrugada desta quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma operação militar especial na região de Donbas (regiões separatistas e pró-russas de Donetsk e Luhank). Logo após o anúncio presidencial, um ataque grande por parte da Rússia começou.
Explosões destruíram outras regiões fora de Donbas inclusive em regiões perto da capital Kiev. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou algumas horas depois que suas forças neutralizaram a infraestrutura militar ucraniana ou pelo menos, enfraqueceu uma parte dela.
Alvos como aeroportos, bases aéreas e áreas de suprimentos foram destruídos. O espaço aéreo da Ucrânia foi fechado pela Agência Europeia da Segurança para a Aviação (Easa). Por aplicativos como o Flight Radar 24, é possível ver que não há movimentação de aviões sobre a Ucrânia.
No vídeo abaixo é possível ver caças MiG 29 da Ucrânia em um voo a baixa altura em alguma zona de conflito no país.
De acordo com informações da CNN, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já veio a público e fez algumas declarações importantes, como anunciar a Lei Marcial e convocar todos os cidadãos civis que estejam em condição para se apresentarem ao exército, entre outros anúncios.
Russian Air Assault ongoing with dozens of helicopters passing through Vyshhorod city in Kiev Oblast. pic.twitter.com/kitSHXK9C3
— CaucasusWarReport (@Caucasuswar) February 24, 2022
Zelensky já conversou com presidente dos Estados Unidos Joe Biden, com o chanceler alemão Olaf Scholz, o com primeiro-ministro do Reino Unido Boris Jonson e com líderes da União Europeia.
Os Estados Unidos e a Otan já estão reagindo aos ataques informando que sanções mais duras e severas serão impostas.
Vale ressaltar que as forças da Otan (EUA também incluso) não irão mandar tropas, aeronaves e outros meios bélicos diretamente para a Ucrânia. Os meios de defesa da aliança militar ficarão de prontidão em áreas da aliança.
Footage from inside the Ukrainian Kulbakino Air Base as the runway and another position was destroyed by Russian ballistic missiles. pic.twitter.com/1kM7XUoLbl
— CaucasusWarReport (@Caucasuswar) February 24, 2022
O presidente Vladimir Putin disse "Quem quer que tente interferir conosco, e ainda mais para criar ameaças ao nosso país, ao nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e o levará a consequências como nunca vistas".
Pelo artigo 5º da organização fica claro que: "Qualquer ataque a um país da Otan será um ataque à todos". Contudo, o artigo não cobre a Ucrânia, pois o país não faz parte do bloco militar ocidental. Mas devido a tensão, tropas e aeronaves da Otan estão em alerta em territóiros de países da organização internacional.
Alguns relatos informaram que um avião militar da Ucrânia caiu e matou cinco pessoas. Todavia, também há relatos de baixas russas, como helicópteros e tanques da Federação Russa que foram destruídos: ao menos seis (de acordo com o governo da Ucrânia).
Ukrainian Air Force An-26 has reportedly been shot down by Russian forces. 14 people were on board with 5 confirmed killed on initial assessment. https://t.co/Bv1rVdxYnL pic.twitter.com/fAWpjIXrw2
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) February 24, 2022
* Matéria em atualização!