Rússia desenvolverá versão naval do caça Su-57

Modelo convencional do Su-57 já está sendo incorporado à força aérea e versão naval será desenvolvida ainda este ano

Por André Magalhães Publicado em 16/08/2022, às 11h25 - Atualizado às 11h26

Caça poderia fazer frente as versões navais do norte-americano F-35B/C - Divulgação

A Rússia irá desenvolver uma versão naval do caça de quinta geração Su-57 Felon, que será o primeiro avião do tipo da marinha, que opera apenas com modelos de geração 4.

A informação foi confirmada hoje (16) pelo CEO da United Aircraft Corporation (empresa que compõe o coclomerado Rostec), Yury Slyusar, em entrevista à agência estatal russa TASS.

"Do nosso ponto de vista, a área mais promissora envolve a construção de um grupo de porta-aviões baseado no caça de quinta geração e, também, o uso de drones. As bases estabelecidas no programa Su-57 permitem resolver o problema tarefas da aviação naval da Marinha Russa no menor tempo possível", disse Slyusar.

Uma versão naval de um caça de quinta geração existe atualmente apenas nos Estados Unidos, com os Lockheed Martin F-35B/C. Atualmente a China e a Rússia não empregam nenhum dos seus modernos vetores em sua versão embarcada, embora Pequim siga fazendo testes com o caça J-35.

A Força Aeroespacial da Rússia já está recebendo algumas unidades do moderno Su-57 Felon. É planejado que 22 aeronaves sejam entregues até 2024, com toda a frota de 76 completa em meados de 2028. Os russos, assim como os norte-americanos, também reduziram consideravelmente o total de caças de quinta geração encomendados.

O Su-57 é a aposta russa de quinta geração, desenvolvido para fazer frente ao rival norte-americano F-22 Raptor, o primeiro caça stealth operacional do mundo, que entrou em serviço em 2005.

Além do Su-57 a Rússia deverá adquirir um lote, ainda que limitado, do futuro Sukhoi Su-75 Checkmate, um caça intermediário criado para competir com os F-35.

China EUA Caça Porta-aviões F-35 Su-57 quinta geração Naval J-35

Leia também

Su-57 vai testar novo sistema de comunicação russo
Rússia testa novo míssil no Su-57