Resposta de governos à Ômicron ameaça recuperação da aviação, diz Iata

Declaração foi dada durante anúncio dos dados do mês de outubro

Marcel Cardoso Publicado em 02/12/2021, às 15h35 - Atualizado às 16h51

Outubro foi mais um mês de dados positivos para o setor. | Foto: Divulgação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) afirmou que a recuperação das viagens aéreas continuou no mês de outubro, com amplas melhorias nos mercados doméstico e internacional.

A demanda total por viagens aéreas recuperou 51,6% dos níveis pré-pandemia, em relação a outubro de 2019. Em setembro, este percentual estava em 46,7%. O mercado interno recuperou 88,4%, frente aos 85,8% registrados em setembro, e a demanda internacional de passageiros recuperou 35,5% no mês, alta de 3,5 pontos percentuais.

Em meio à divulgação destes dados, a Iata fez um alerta em meio ao avanço da variante Ômicron do coronavírus, dizendo que a imposição de proibições de viagens por parte dos governos, contra o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode ameaçar a recuperação do setor.

O surgimento da variante Ômicron fez com que muitos governos mais uma vez restringissem ou removessem totalmente a liberdade de viajar. As proibições de viagem mal aconselhadas são tão ineficazes quanto fechar a porta do celeiro depois que o cavalo fugiu", de acordo com o Diretor Geral da Iata, Willie Walsh.

Dados noticias noticias de aviação Iata Variante Outubro Alerta Ômicron