Financiamento milionário do governo do Reino Unido ajudará na descarbonização do setor aéreo
Marcel Cardoso Publicado em 15/05/2022, às 16h55
O governo do Reino Unido vai liberar £ 1 milhão (R$ 6,2 milhões) em um financiamento para apoiar testes, pesquisas e outros custos para o primeiro voo transatlântico feito com o chamado combustível sustentável de aviação (SAF), previsto para 2023.
"Este voo de emissões líquidas zero, um primeiro mundo, demonstrará o papel vital que o combustível de aviação sustentável pode desempenhar na descarbonização da aviação, de acordo com nossas ambiciosas metas líquidas zero”, segundo o Secretário de Transportes do Reino Unido, Grant Shapps.
O anúncio ratifica o crescimento da indústria zero carbono no setor nos últimos anos. Cerca de dez das maiores companhias aéreas do mundo já estão fazendo investimentos em opções alternativas menos poluentes para seus voos.
Na última semana, a United Airlines assinou um acordo com uma grande fornecedora finlandesa de SAF, a Neste, garantindo 52,5 milhões de galões (199 milhões de litros) do combustível nos próximos três anos. Deste total, 2,5 milhões serão disponibilizados já até dezembro, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em até 80%.