Problema ocorre em parte da frota de C-130H que ainda é amplamente utilizada pela Força Aérea dos EUA
Por André Magalhães Publicado em 03/10/2022, às 18h15
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, em sigla em inglês) suspendeu as operações da maioria de seus Lockheed C-130 Hercules de versões mais antigas, após a descoberta de rachaduras no cubo das hélices.
O Comando de Mobilidade Aérea informou que parte da frota de seus C-130H não poderiam voar até que o problema fosse solucionado os aviões inspecionados. Porém, não foi informado quando as operações serão normalizadas, apenas que ao menos 116 aviões foram retirados de serviço ativo.
Os C-130H serão mantidos em terra pelos próximos dias, apenas com as devidas inspeções os militares dos Estados Unidos vão saber com certeza quantos aviões apresentam defeito.
Em um print postado pela página do Air Force amn/nco/snco no Facebbok, foi apresentada informações generalistas do problema. Este não é o primeiro caso do ano em que a USAF precisa paralisar temporariamente parte das aeronaves.
Em julho parte de frota de caças de quinta geração F-35 Lightning II foi mantidas em solo após a constatação de problemas com o assento ejetor. Uma inspeção da frota constatou que a falha era pontual e não afetava a maioria dos caças.