Qual a origem do pequeno avião exposto no aeroporto de Porto Alegre?

Aeronave exposta no terminal do aeroporto de Porto Alegre resgata a história da aviação gaúcha

Por Micael Rocha Publicado em 27/11/2024, às 09h00

Aeronave exposta atrai a curiosidade de passageiros e visitantes que passam pelo aeroporto gaúcho - Divulgação

Com a retomada das operações, várias imagens do terminal do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, chegaram às timelines das principais redes sociais. Nestas fotos, é possível ver um pequeno avião branco pendurado no teto e que, em muitos, surge a curiosidade de saber qual o modelo e por quê aquela aeronave está ali.  

Aquele pequeno avião é, na verdade, um planador. O PT-PAQ, modelo Göppening Wolf, histórico, resgatado em parceria entre a Fraport Brasil e o projeto Varig Experience, foi suspenso no check-in do terminal, o que desperta a atenção de passageiros e visitantes. 

Com 6,35 metros de comprimento e 14 metros de envergadura, o planador representa um marco na história da aviação no Rio Grande do Sul. Fabricado na Alemanha, o PT-PAQ foi exibido pela primeira vez em Porto Alegre em 1938, durante a Semana da Asa, evento promovido pela Varig Aero Esporte (VAE). 

Na época, ostentava o prefixo PP-10 e o nome “Gaivota”, sendo utilizado para demonstrações e atividades da VAE, uma das pioneiras na formação de pilotos no Brasil. Após a desativação da escola, o planador recebeu o prefixo PT-PAQ e passou a ser operado pelo Clube de Planadores Albatroz, em Osório.  

O planador era rebocado de diversas formas, incluindo engate em aeronaves ou deslizamento a partir de elevações. Em 1943, o PT-PAQ alcançou 2.950 metros de altitude, um recorde sul-americano para a época, reforçando sua relevância histórica. 

Além desse fato, tornou-se uma atração popular em eventos como Paradas da Mocidade e comemorações do Dia do Aviador, cativando especialmente o público de Porto Alegre.  

A restauração do planador e sua exposição pública foi uma iniciativa da Fraport Brasil em preservar a história da aviação regional. Dessa forma, o terminal do aeródromo ganha mais um elemento de conexão cultural, permitindo que passageiros e entusiastas da aviação contemplem um artefato que marcou gerações, especialmente no povo gaúcho.

Rio Grande do Sul Fraport Brasil Aeroporto Internacional de Porto Alegre Göppening Wolf

Leia também

Check-in doméstico retorna ao terminal original em Porto Alegre
Aeroporto de Porto Alegre já tem data para voltar com voos internacionais