Empresa argumenta problemas no padrão da Airbus e cogita atrasar recebimento da aeronave
Por Gabriel Benevides Publicado em 31/05/2021, às 15h00 - Atualizado às 18h14
Qatar já usou o argumento de problemas de qualidade na produção em outros casos com a Airbus
A Qatar Airways e a Airbus estão em uma disputa incomum em relação aos A350 XBW. As duas empresas estão discutindo sobre o aspecto da pintura e o processo de qualidade final da produção dos aviões.
O CEO da Qatar, Akbar Al Baker, fez duras críticas sobre o processo de pintura e qualidade da Airbus, alegando problemas no controle de qualidade na fabricação de aeronaves. Segundo a agência Reuters, analistas do setor aeroespacial apontam que a empresa árabe já teria usado argumentos semelhantes em outras ocasiões para ganhar tempo na entrega de aeronaves, visto que a ampliação da frota não seria viável no momento.
"Estamos em constantes conversas com nossos clientes. O conteúdo dessas discussões é mantido de maneira confidencial", disse um representante da Airbus para a Reuters.
Vale destacar que no início da pandemia a Qatar havia anunciado a interrupção de entregas entre 2020 e 2021 por conta da nova realidade provocada pelo coronavírus, inclusive chegando a um acordo com a própria Airbus referente ao cronograma nas entregas.
Já Airbus, está vivendo um dos momentos mais conturbados de sua história, principalmente causado pela postergação de diversas entregas ao redor do mundo, com empresas aéreas renegociando prazos e até mesmo o cancelamento expressivo no pedido de aeronaves.
Em alguns casos muitas aeronaves que já estão prontas estão aguardando um novo pedido enquanto esperam no pátio da Airbus, em Toulouse e Hamburgo. A ainda baixa demanda projetada para os próximos meses no transporte de passageiros mantém o ritmo inferior de entregas e pedidos.
Segundo a Airbus, foram também emitidos alguns avisos legais para companhias aéreas que estão recusando novas entregas, inclusive com ameaças de ações judiciais pelo CEO da Airbus, Guillaume Faury.