Procura por viagens aéreas se aproxima dos níveis de 2019

Procura global por viagens aéreas teve crescimento de 52,4% no último mês de março

Por Wesley Lichmann Publicado em 05/05/2023, às 10h51

Oferta de assentos acompanhou crescente demanda - Divulgação

A procura global por viagens aéreas medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK) apresentou crescimento 52,4% no mês março em relação ao mesmo período de 2019, ano pré-crise sanitária.

Já a oferta medida em assentos‐quilômetros oferecidos (ASK), aumentou 41,9% na comparação anual. A taxa de ocupação média nas aeronaves a nível mundial foi de 80,7%, aumento de 5,9 pontos percentuais.

A crescente demanda por voos domésticos e internacionais atingiu 88% dos níveis registrados quatro anos atrás, segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

Com a chegada da alta temporada de verão no Hemisfério Norte, as vendas de passagens continuarão apresentando forte crescimento, consolidando a retomada do setor.

"O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia. E nas viagens internacionais, dois aspectos principais foram superados. Primeiro, a demanda aumentou 3,5 pontos percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis pré-COVID", comenta Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Carga

O segmento cargueiro global registrou queda de 7,7% em março frente um ano antes. A capacidade cresceu 9,9%, resultando em uma taxa de aproveitamento nas aeronaves de 46,2%, queda de 8,8 pontos percentuais.

 

Voos Demanda Iata Carga Oferta Aeronaves Procura Assentos Ocupação Taxa de ocupação Aproveitamento

Leia também

Projeto permitirá decolagens paralelas em aeroporto de São Paulo
Aeroporto do Galeão está 56% abaixo dos níveis de 2019