Primeiros Airbus A321 cargueiros da Azul já estão em operação

Os dois primeiros Airbus A321P2F da Azul Cargo entraram em operação comercial

Por Marcel Cardoso Publicado em 17/02/2025, às 11h28

Recife e Manaus receberam os primeiros voos destas aeronaves - Azul Linhas Aéreas/Guilherme Mion

A unidade de cargas da Azul Linhas Aéreas iniciou no último sábado (15), as operações com os dois primeiros Airbus A321 convertidos em cargueiro, recebidos em outubro e novembro, com um voo que partiu de Campinas, no interior paulista, para Manaus.

O modelo oferece 50% a mais de volume de carga e 39% a mais de peso em relação aos Boeing 737-400F que estavam na frota, anteriormente. Além disso, é mais eficiente, permitindo uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada x km transportado ao ano, o que implica na redução de 9.000 toneladas de emissões de CO₂ anualmente.

Além de Manaus (MAO), as aeronaves de matrículas PS-AJA e PS-AJB voarão para o Recife (REC), com possibilidade de expansão para outras cidades. “Nossos dois Airbus A321 têm autonomia para operar voos internacionais, o que já tem nos levado a planejar as nossas próximas rotas para outros países. Também queremos usá-los para serviços de fretamento”, disse Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.

Com os aviões, a empresa espera reduzir o consumo de combustível por tonelada transportada e aumentar a utilização diária em mais de 20%, aliando-as com a frota existente da Azul, que também garante eficiência operacional, aproveitando pilotos e equipes de manutenção já habilitados para o modelo.

A321P2F Azul Cargo e-commerce Transporte de carga emissões de CO₂ fretamento de aeronaves eficiência aeronaves Airbus cargueiro logística internacional frota da Azul logística aérea operações de carga

Leia também

Azul irá reduzir voos do Recife para os Estados Unidos
Avianca Cargo amplia identidade de marca com novo conceito corporativo