Primeiro voo do 777-9 ocorrerá na próxima quinta-feira (23)

Fabricante confirma data do voo do maior avião comercial bimotor do mundo

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/01/2020, às 15h00 - Atualizado em 22/01/2020, às 17h03

Primeiro voo do 777X deveria ter ocorrido em meados do segundo semestre de 2019, mas foi reagendado por questões técnicas

A Boeing confirmou que o primeiro voo do 777-9, o mais novo membro da família Triple Seven, realizará seu primeiro voo no próximo dia 23 (quinta-feira), decolando de Seattle, nos Estados Unidos.

O avião deverá ser o maior bimotor do mundo, contando com asas dobráveis de 71,7 metros de envergadura, que permitem o avião voar com máxima eficiência, especialmente em voos ultralongos. O avião novo 777X é propulsado pelos motres GE 9X, os maiores motores da indústria aeronáutica, contando com diâmetro do fan de 3,4 metros, basicamente a mesma largura da seção transversal dianteira da fuselagem do Boeing 737. Cada motor GE9X oferece empuxo de 105.00 lbf, mais que o dobro da existente nos motores CF6-50 instalado no Boeing 747-400, que possui 51.000 lbf, cada. Todavia, o motor é ligeiramente menos potente que os atuais GE90-115B, utilizados no 777-300ER, que fornecem 115.00 lbf, cada. A redução na potência se deve ao novo design do núcleo do motor, somado as melhorias aerodinâmicas aplicadas nas pás do fan, compressor e turbina.

Fuselagem do 737, o mesmo avião da ponte aérea, tem um diâmetro menor que do motor do 777-9

LEIA TAMBÉM

Asas são maiores que a largura de um estádio de futebol da Fifa

Uma das inovações do 777-9 são suas asas dobráveis, que permite reduzir a envergadura em operações no solo, que passa de 71,7 m para 64,8 m. O objetivo é manter o 777-9 dentro das autuais regras para uso em aeroportos código E, ou seja, com limite de envergadura de 64,99 metros.

Em meados de outubro de 2019 a Boeing havia anunciado um novo cronograma para o início da campanha de ensaios em voo do 777-9, mantendo desde então a data prevista para janeiro. A estreia do avião no ar coincide com o vazamento de mensagens internas de funcionário da Boeing que questionam os processos empregados no desenvolvimento da família 777X.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

aeronave avião Boeing 777 777X 777-9 GE Aviation primeiro voo GE90 Seattle notícia de aviação GE9X 737NG