Primeiro trem do Metrô que atenderá Congonhas chegou ao Brasil

Novo trem será usado na linha de Metrô que servirá o aeroporto de Congonhas e inauguração deverá ocorrer em 2026

Por Micael Rocha Publicado em 04/07/2024, às 09h16

Em breve, os passageiros do aeroporto de Congonhas serão atendidos pela rede de metrô paulistano - Divulgação

Fabricado na China, o primeiro trem da Linha 17 - Ouro do metrô de São Paulo, que atenderá o aeroporto de Congonhas, chegou ao Porto de Santos, no litoral paulista, na tarde do último sábado (29).

Atualmente, a composição está passando pelos trâmites de liberação aduaneira antes de ser transportada para a capital. De acordo com o Metrô de São Paulo, o serviço será inaugurado em 2026, movimentando aproximadamente 100.000 passageiros por dia.

 

O transporte do trem até a capital paulista envolve a utilização de cinco carretas, cada uma carregando um dos carros do trem. Para minimizar os impactos no tráfego, o transporte contará com apoio especial em horários específicos. No Pátio Água Espraiada, o trem será montado e passará por rigorosos testes de segurança antes de iniciar a operação.

A viagem marítima do trem começou em 15 de maio, com o embarque no Porto de Zhangjiagang, na região de Xangai. Este trem é parte de um lote de 14 unidades encomendadas à fabricante chinesa BYD. A segunda unidade está prevista para chegar ao Brasil ainda este ano, e as demais serão entregues até 2025, conforme o cronograma estabelecido.

Quando a Linha 17 - Ouro estiver em operação, os dois maiores aeroportos de São Paulo poderão ser conectados pela rede metroferroviária da Região Metropolitana.

Linha 17-Ouro transporte ferroviário São Paulo : trem metrô Aeroporto de Congonhas conexão metrô aeroporto testes de segurança trem São Paulo trem BYD China tecnologia de operação automática trem facilidades trem metrô

Leia também

Trem do aeroporto de Guarulhos inicia testes
Intermodalidade