Primeiro avião mexicano é certificado

A Horizontec conquistou certificação do primeiro avião leve esportivo mexicano, o Halcón 2

Por Micael Rocha Publicado em 11/03/2024, às 03h00

Fabricante foca o uso do Halcón 2 para treinamento, vigilância e voos recreativos - Divulgação

O primeiro avião leve desenvolvido no México foi certificado pelas autoridades locais. O Halcón 2 é um avião esportivo leve (ALE) projetado pela Horizontec anunciou, que planeja comercializar as primeira unidades ainda este mês.

A Horizontec foi fundada em 2014 e está localizada em Guanajuato, região central do México, e tem como foco aeronaves leves, voltadas para aviação desportiva. Antes do Halcón 2, a empresa havia desenvolvido, em 2017, o Halcón l (H1), feita de madeira com peso máximo de decolagem de 600 quilos e velocidade de 119 milhas (191 km/h).

O Halcón 2 é uma aeronave leve esportiva (Light Sport Aircraft, em inglês) projetada para voos recreativos, treinamento primário e até vigilância aérea para forças parapúblicas. Com dois assentos, o ultraleve é fabricado com materiais compostos e equipado com um motor Rotax 915is, de 141 cavalos de potência.

Segundo o fabricante, o avião despertou interesse de diversas escolas de aviação mexicanas, uma vez que, por ser um produto nacional, diminui custos de aquisição, tempo em traslados para manutenções programadas ou reparos do dia a dia.

Além disso, a expectativa é que o Halcón 2 também tenha menores custos operacionais que tradicionais aeronaves usadas na instrução aérea.

LSA ALE Mexico ultraleve Horizontec HALCON 2

Leia também

ANAC certificou primeira aeronave leve esportiva de quatro lugares
Coreia do Norte oferece voo de ultraleve sobre a capital do país