Brasil enviou Orion para apoiar as equipes de busca aos destroços na passagem de Drake
Por Gabriel Benevides | Imagens: FAB Publicado em 12/12/2019, às 17h30 - Atualizado às 18h14
P-3AM Orion da FAB chega ao Chile para auxiliar nas buscas ao C-130 desaparecido
Autoridades do governo chileno confirmaram nesta quinta-feira (12), que foram encontrados objetos pertencentes ao C-130 desaparecido, assim como restos mortais na região da passagem de Drake, região marítima entre a Antártida e o sul da América do Sul.
A Força Aérea Brasileira enviou ao Chile um Lockheed P-3AM Orion, pertencente ao Esquadrão Orungan (1º/7º GAv), sediado na Ala 12, que decolou da base aérea do Galeão, na madrugada do dia 11 e pousou em Punta Arenas no dia seguinte, por volta das 12h40.
P-3AM foi modernizado pela FAB antes de sua entrega, contando com sofisticados sistemas e sensores embarcados
O P-3AM utiliza diversos recursos eletrônicos, como sistema radar e FLIR, que proporciona visão noturna, sendo possível localizar o objeto por meio do calor emitido por ele. O modelo foi recém modernizado, ganhando novos sistemas e sensores embarcados. O modelo possui autonomia para voar por até 16 horas.
O C-130 da FACh (Força Aérea do Chile), desapareceu no dia 10 de dezembro, quando realizava um voo de rotina para a base aérea antártica pertencente ao Chile. A aeronave decolou de Punta Arenas às 16h55 com destino a base Eduardo Frei, utilizada como apoio a pesquisas no continente gelado. A última comunicação com a aeronave desaparecida foi às 18h13, ainda do dia 10.