Possível revés para o 777X envolve Emirates reduzir pedido para o modelo

Empresa árabe cogita postergar recebimento do 777-9 e converter parte da encomenda para o 787-9

Por Gabriel Benevides Publicado em 10/07/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h35

O 777-9 enfrenta como concorrente de peso a jóia da casa, a família 787 Dreamliner

A gigante Emirates Airline planeja receber os novos 777-9 apenas em 2022, além de poder converter parte dos pedidos para o 787 Dreamliner. Os sucessivos atrasos envolvendo o desenvolvimento do novo avião, aliado a crise do novo coronavírus e ao menor custo do combustível, podem fazer a companhia revisar seus pedidos da nova geração do 777.  

A mudança na data de recebimento do 777-9 representando atraso de um ano no cronograma atual, mas refletem a nova realidade do mercado projetada para os próximos dois anos. Para o diretor de operações da Emirates, Adel Al Redha, a companhia não acredita que vai receber nenhuma unidade do novo jato nos próximos 24 meses.

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Apesar de ter feito, em 2013, um pedido firme para 150 aviões da família 777X, o que viabilizou o desenvolvimento do programa pela Boeing, uma série de atrasos e problemas no desenvolvimento atrasaram a chegada do novo avião ao mercado, o que deveria ocorrer neste ano de 2020. Problemas no desenvolvimento dos motores GE9X, além de uma falha estrutural não prevista, atrasaram consideravelmente o primeiro voo, que deveria ter ocorrido dois anos antes.

Com a crise do coronavírus, a Emirates tem agora a dura tarefa de pensar no seu plano para reestruturação de frota de longo alcance após a pandemia, a companhia aérea está considerando converter o pedido de algumas unidades do 777X em um mesmo número de 787-9 Dreamliner, com as primeiras entregas previstas para ocorrer em 2023. Atualmente, alguns dos pedidos do 787 feitos pela Emirates já são frutos de conversões da encomenda original do 777X.

Acostumada a operar somente aviões grandes de longo alcance, a Emirates agora vê o Dreamliner como o primeiro passo para a sua renovação de frota, que está voltada para aeronaves mais eficientes, ágeis e menores.

Para a Boeing, uma mudança no número de pedidos do 777X representa mais um forte revés no programa criado para substituir os bem-sucedidos 777-200ER e 777-300ER, este último sendo atualmente o avião de grande capacidade mais popular no mundo. A expectativa era que os 777-9 pudesse se beneficiar do mercado dominado pelo 777-300ER, aliado a possibilidade de substituir parte dos A380 e 747-400 em diversas empresas. A realidade mostrou que o próprio 787 e o rival A350, da Airbus, se apresentaram como aeronaves mais viáveis na maior parte dos casos.

Mesmo que isso signifique um revés no revés para o 777X, a Boeing pode ter no 787 um alívio financeiro, principalmente pelo fato do mercado estar revendo o futuro do A380, que já vinha sendo tirado de serviço antes da pandemia, mas os efeitos da crise devem acelerar a aposentadoria do super jumbo europeu, o que para o caixa Boeing ainda poderá significar um desfecho favorável. Resta saber qual será o futuro do 777X, se não corre o risco de encontrar o mesmo destino do A380 e do 747-8 Intercontinental, que além de poucos pedidos terão uma carreira curta na aviação regular.

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