Portugal suspendeu privatização de companhia aérea

Governo do arquipélago dos Azores, em Portugal, suspendeu o processo de privatização da Azores Airlines

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/12/2023, às 07h45

A situação política da região inviabilizou o processo de privatização da companhia aérea - Divulgação.

O governo do arquipélago dos Açores, em Portugal, anunciou ontem (5), a suspensão do processo de privatização da Azores Airlines. A justificativa para a decisão é a atual situação política da região. Conforme AERO Magazine informou, em novembro de 2022, o edital para o certame seria lançado no início deste ano.

Em nota, as autoridades locais informaram que solicitaram aos conselhos de administração da SATA Holding S/A e da empresa Ilhas de Valor que suspendessem a tramitação do processo até que a situação seja resolvida e que o novo governo regional tome uma posição sobre o assunto.

Em outras oportunidades, em novembro de 2018 e em junho de 2020, as privatizações foram anuladas por diferentes motivos, sendo o mais recente influenciado pela escalada da pandemia de covid-19.

A Azores Airlines é uma subsidiária do Grupo SATA e foi fundada em 1994, como resultado da aquisição de uma companhia de táxi aéreo. Em outubro de 2015, ela passou a adotar o nome atual, operando hoje com oito aeronaves da família A320, da Airbus, fazendo voos regulares para destinos em Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos.

Portugal privatização companhia aérea Azores Airlines política Azores

Leia também

TAP registrou lucro recorde em meio ao processo de privatização
Primeiro KC-390 na configuração Otan entrou em operação em Portugal