Por US$ 26 milhões o 747 do governo japonês está a venda por quase o mesmo preço de um Praetor 600

Aeronave era utilizada pelo Primeiro Ministro do Japão e tinha status similar ao do Air Force One

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: CSDS Aircraft Sales and Leasing Publicado em 16/08/2019, às 17h00 - Atualizado às 17h27

Um dos Boeing 747-400 usados pelo Primeiro Ministro do Japão está a venda após ser retirado de serviço. O avião que foi substituído pelo Boeing 777-300ER no transporte aéreo VIP japonês, está sendo oferecido ao mercado por US$ 28 milhões.

A aeronave entrou em serviço em 1991, tendo servido como avião de transporte da autoridade máxima do Japão até 2019. O avião foi configurado para apenas 85 pessoas, contando com suíte com chuveiro, escritório com capacidade para uma dezena de pessoas, sala de estar, cabine com configuração executiva para membros da comitiva, entre outros.

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A aeronave disponível tem pouco mais de 16.000 horas de voo, um total extremamente baixo para um avião do porte do 747, mas dentro do habitual para um modelo de transporte de autoridades. Segundo o anuncio, o avião passou recentemente por um check C, onde todos seus itens foram verificados e trocados, conforme o manual. Além disso, os motores contam com mais de 2.500 ciclos disponíveis, o que coloca o avião como um dos mais novos da categoria em todo o mundo. A aeronave ainda está equipada com ADS-B, que será mandatório a partir de 1 de janeiro de 2020.

Interior do Praetor 600 com interior Bossa Nova. Compare a baixo a cabine de passageiros do 747-400 japonês. O preço é quase o mesmo.

Os dois 747 japoneses foram vendidos a CSDS Aircraft Sales and Leasing, dos Estados Unidos, que negociou um deles com uma empresa cargueira. O modelo será convertido para o transporte de cargas, e foi negociado por aproximadamente US$ 12 milhões, mais o valor da modificação estrutural necessária para o transporte de cargas.

O valor pedido pelo 747-400, atualmente matriculado como N747C, é ligeiramente superior ao preço de lista de um Embraer Praetor 600, que oferece capacidade para 12 passageiros e alcance máximo de 6,888 km, com quatro pessoas a bordo. Já o 747 em sua versão VIP pode transportar 85 passageiros, com alcance superior aos 13.400 km.

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