Os EUA concederam certificação de tipo ao novo M700 FURY, da Piper Aircraft
Por Marcel Cardoso Publicado em 11/03/2024, às 08h16
A Piper Aircraft obteve, no fim de fevereiro, pela agência reguladora de aviação dos Estados Unidos, a certificação de tipo para o novo M700 FURY, novo turboélice que teve o seu lançamento anunciado no início do daquele mês, em substituição à linha M600.
O feito permite que as primeiras unidades começarão a ser entregues de imediato, segundo o fabricante. Ele é equipado com um motor PT6A-52, da Pratt & Whitney, que oferece 700 cavalos de potência (shp), que aliado à aerodinâmica refinada permitirá a velocidade máxima de cruzeiro de 301 nós (557 km/h) e um alcance de cerca de 1.850 km ou um máximo de 2.637 km na velocidade de cruzeiro econômico.
John Calcagno, CEO da Piper, disse: “Estamos entusiasmados em anunciar a certificação do Piper M700 FURY nos EUA pela FAA apenas um mês após seu anúncio. (...) O FURY é apenas o primeiro passo de uma nova geração de nossa linha de produtos Classe M”.
A expectativa agora é para as validações internacionais no Canadá, Europa, Reino Unido e Brasil, que poderão ser obtidas no segundo semestre.