Para atender a demanda global para operar o M600/SLS em pistas não pavimentadas a Piper lança kit especial
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/11/2022, às 15h05
O turboélice M600/SLS, da Piper Aircraft, recebeu da FAA, a agência de aviação dos Estados Unidos, a aprovação para operação em pistas não pavimentadas.
A Piper obteve a certificação especial após uma grande demanda por clientes de diversas partes do mundo, que planejam usar o M600/SLS em pistas de grama, terra ou cascalho. A aprovação do kit para operação não pavimentada também foi concluída junto as autoridades do Canadá, Reino Unido e Europa (EASA). A certificação no Brasil está prevista para o início de 2023.
“O Piper M600/SLS é conhecido por seu desempenho, confiabilidade e versatilidade em uma ampla gama de missões de aviação geral”, disse John Calcagno, presidente e CEO da Piper Aircraft. “Agora, com a adição de capacidade de campo não pavimentado, a versatilidade e o valor dos ativos do M600 são levados a um nível totalmente novo”.
De acordo com a Piper, todos os M600/SLS de 2022, começando com o número de série 198, são fornecidos de fábrica com capacidade para operar em campos não pavimentados através da incorporação do Suplemento nº 5 no Manual de Operação do Piloto.
Já os M600 produzidos entre 2016 e 2021 equipados com hélices de cinco pás também têm a opção de serem modificadas, utilizando o Kit #88705-702 para acomodar as mesmas operações de campo não pavimentadas.
Os componentes primários do kit incluem um garfo de nariz ligeiramente diferente o scissor link do trem do nariz redesenhado para ser capaz de lidar com inconsistências da superfície de campo não pavimentada, mudança na tampa do comportimento do trem de pouso dianteiro para permitir acomodar a roda retraída, e ainda um suplemento POH.