Este foi o segundo acidente com F-35 em área marítima em dois meses
Por André Magalhães Publicado em 24/01/2022, às 21h00 - Atualizado às 21h36
Versão F-35C opera em porta-aviões de maneira tradicional, ou seja, por meio de catapulta e gancho de parada | Foto: Marinha dos EUA
Um caça furtivo F-35C da Marinha dos Estados Unidos sofreu um acidente de pouso no convés de voo do porta-aviões Carl Vinson (CVN 70), nesta segunda-feira (24), no Mar da China Meridional, situado no oceano pacífico, informou em comunicado oficial a marinha norte-americana.
De acordo com o comunicado, o piloto ejetou e foi resgatado por um helicóptero com equipes de resgate, o militar está em condição estável.
Contudo, sete marinheiros ficaram feridos, sendo que três foram levados para um hospital em Manila, Filipinas, ambos estão em estado estável.
Bombardeiros russos realizam voo de longo alcance sobre o Ártico
O caça envolvido no acidente em questão é pertencente ao Carrier Air Wing (CVW) 2, uma investigação para apurar as causas do acidente já estão em andamento pelas autoridades competentes.
Este é o segundo acidente envolvendo um F-35 em área marítima, no dia 17 de novembro de 2021, um F-35B do Reino Unido caiu logo após a decolagem do porta-aviões inglês HMS Queen Elizabeth, no Mar Mediterrâneo.
O piloto ejetou e foi resgatado em segurança e alguns dias depois a aeronave foi resgatada, com ajuda crucial dos Estados Unidos.