Estudo em parceria entre a Boeing, Etihad, Nasa e Safran está utilizando um 787-10 Dreamliner como plataforma de testes
Por Gabriel Benevides Publicado em 31/08/2020, às 10h00 - Atualizado às 10h20
Programa ecoDemonstrator deverá gerar importantes dados para indústria aeronáutica avançar em projetos futuros
A Etihad Airways iniciou uma série de voos especiais com seu mais novo 787-10 Dreamliner, que está sendo utilizado em parceria com a Boeing dentro do programa ecoDemonstrator, que visa reduzir o impacto ambiental causado pela aviação comercial.
A aeronave foi equipada com sistemas equipamentos que visam monitoras as emissões de CO₂ e obter dados do impacto acústico gerado em todas as fases do voo. Aliás, foram instalados 1.200 microfones para coletar dados em diversos pontos do avião e no solo.
O programa conta ainda com a colaboração entre a Nasa e a Boeing para melhorar a previsibilidade de ruído na fase de projeto, promovendo ainda novos modelos para os pilotos reduzirem o ruído durante a operação atual.
“Na Nasa temos pesquisado as fontes individuais de ruído dos aviões, suas interações com a estrutura e como se combinam ao ruído total da aeronave”, disse Dr. Russell Thomas, líder técnico do projeto na Nasa. “Este teste de voo exclusivo e cuidadosamente planejado fornece o ambiente onde todos esses efeitos são medidos, o que será a chave para o avanço de nossa capacidade de projetar aeronaves de baixo ruído”.
Atualmente sabe-se que aproximadamente um quarto do ruído gerado na fase de aproximação é causado pelo trem de pouso, por seu arrasto aerodinâmico em voo. O programa ecoDemonstrator está sendo analisado pela Safran Landing Systems, fabricante de sistemas de trem de pouso, que está testando novas tecnologias e desenhos para criar um modelo mais silencioso.
“Nossa colaboração com a Nasa e a Safran é fundamental para acelerar a inovação e promover a missão do ecoDemonstrator de melhorar a sustentabilidade das viagens aéreas”, disse Rae Lutters, engenheira-chefe do programa ecoDemonstrator. “Estamos ansiosos para ver o planejamento de um ano ganhar vida quando começarmos os testes”
Outro importante estudo está sendo conduzido em relação aos combustíveis. Em todos os voos de testes o 787 está sendo abastecido com uma mistura de 50% de combustível sustentável e querosene de aviação.
Apesar de ser um projeto voltado para um desempenho mais sustentável, a Boeing também aproveitou o momento para realizar testes com um bastão de luz ultravioleta portátil para determinar a eficácia na desinfecção de coronavírus na cabine da aeronave testada.