AERO Magazine apresenta cinco pistas civis mais longas do mundo
Por Marcel Cardoso Publicado em 25/12/2023, às 17h00
As cinco pistas civis mais longas do mundo, todas com mais de 4.000 metros de comprimento. Apenas uma está fora do continente asiático e fica justamente no Brasil.
A pista do aeródromo de Gavião Peixoto (SBGP), no interior de São Paulo, é a mais longa das Américas, com 4.967 metros de extensão, sendo a quinta maior do mundo. Inaugurado em 2001, a pista é utilizada exclusivamente pela Embraer e realiza os testes de grande parte de seus aviões, incluindo a família E-Jet, Phenom, Praetor, Super Tucano e o C-390 Millennium. Além disso, a Saab, em parceria com a Embraer, utiliza a pista para ensaios com o caça Gripen.
A pista do aeroporto de Shigatse Pease (RKZ), na China, possui 5.000 metros de extensão, sendo a quarta colocada no ranking. O terminal foi inaugurado em 1973, como uma base militar, passando a receber passageiros em 2010. Ele também é um dos mais altos do planeta, a pouco mais de 3.700 metros de altitude.
Também com seus 5.000 metros de extensão, a pista do aeroporto de Ulyanovsk Vostochny (ULY), na Rússia, está em terceiro lugar. Foi inaugurado em 1983 e é a casa da Volga-Dnepr Airlines.
O aeroporto internacional de Zhukovsky (ZIA), também na Rússia, possui 5.400 metros de extensão e está localizado a 40 km de Moscou. Ali foi o ponto principal de testes durante a Guerra Fria, com a maioria das OKB Russas possuindo dependências no local. É o segundo lugar no ranking.
O aeroporto com a pista mais extensa do mundo é o de Qamdo Bamda (BPX), no Tibete. Com os seus 5.500 metros, é também a segunda mais alta do mundo, estando a pouco mais de 4.300 metros de altitude. Três companhias aéreas operam no local, com voos para cerca de cinco destinos.