As cinco pistas mais longas do mundo

AERO Magazine apresenta cinco pistas civis mais longas do mundo

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/12/2023, às 17h00

- Divulgação.

As cinco pistas civis mais longas do mundo, todas com mais de 4.000 metros de comprimento. Apenas uma está fora do continente asiático e fica justamente no Brasil.

Aeródromo de Gavião Peixoto

A pista do aeródromo de Gavião Peixoto (SBGP), no interior de São Paulo, é a mais longa das Américas, com 4.967 metros de extensão, sendo a quinta maior do mundo. Inaugurado em 2001, a pista é utilizada exclusivamente pela Embraer e realiza os testes de grande parte de seus aviões, incluindo a família E-Jet, Phenom, Praetor, Super Tucano e o C-390 Millennium. Além disso, a Saab, em parceria com a Embraer, utiliza a pista para ensaios com o caça Gripen.

Aeroporto de Shigatse Peace 

A pista do aeroporto de Shigatse Pease (RKZ), na China, possui 5.000 metros de extensão, sendo a quarta colocada no ranking. O terminal foi inaugurado em 1973, como uma base militar, passando a receber passageiros em 2010. Ele também é um dos mais altos do planeta, a pouco mais de 3.700 metros de altitude.

Aeroporto de Ulyanovsk Vostochny

Também com seus 5.000 metros de extensão, a pista do aeroporto de Ulyanovsk Vostochny (ULY), na Rússia, está em terceiro lugar. Foi inaugurado em 1983 e é a casa da Volga-Dnepr Airlines.

Aeroporto internacional de Zhukovsky

O aeroporto internacional de Zhukovsky (ZIA), também na Rússia, possui 5.400 metros de extensão e está localizado a 40 km de Moscou. Ali foi o ponto principal de testes durante a Guerra Fria, com a maioria das OKB Russas possuindo dependências no local. É o segundo lugar no ranking.

Aeroporto de Qamdo Bamda

O aeroporto com a pista mais extensa do mundo é o de Qamdo Bamda (BPX), no Tibete. Com os seus 5.500 metros, é também a segunda mais alta do mundo, estando a pouco mais de 4.300 metros de altitude. Três companhias aéreas operam no local, com voos para cerca de cinco destinos.

Brasil Aeroportos China Rússia Mundo Gavião Peixoto pistas Qamdo Bamda longas

Leia também

Terceira unidade do avião chinês C919 foi entregue
Rússia já perdeu mais de 70 aviões em quase dois anos