A Marinha do Brasil foi a pioneira na aviação militar brasileira e sua aviação naval após altos e baixos completa 106 anos
Por André Magalhães Publicado em 23/08/2022, às 09h45 - Atualizado às 09h46
O dia 23 de agosto de 1916 marcou o início da aviação militar no Brasil, com a criação da Aviação Naval, que completa hoje 106 anos.
Atualmente a Escola de Aviação Naval brasileira é uma das mais antigas e tradicionais do mundo.
#DiaDaAviaçãoNaval | Pioneira em nosso País, a Força Aeronaval remonta ao ano de 1916, quando a Marinha introduziu a aviação militar no Brasil. Uma homenagem à iniciativa visionária dos nossos aviadores, sempre prontos para conduzirem operações aéreas em terra e no mar. pic.twitter.com/LpXkfevc5a
— Marinha do Brasil (@marmilbr) August 23, 2022
A Marinha do Brasil foi responsável por introduzir no país a aviação militar, que com o passar do tempo foi evoluindo até chegar ao modelo empregado hoje no país, que sofreu uma série de mudanças. Outro ponto de destaque para a Marinha foi a criação das primeiras rotas aéreas e das patrulhas para a defesa aérea da vasta costa brasileira.
No ano de 1933, ocorreu a primeira missão operacional da aviação naval, quando três bombardeiros Fairey Gordon, sediados no Rio de Janeiro, foram enviados para garantir a neutralidade do Brasil no conflito fronteiriço entre o Peru e a Colômbia, o que ficou conhecido como "Incidente de Letícia".
Com o passar dos anos a Marinha investiu na construção de bases, unidades e esquadrões operacionais na Amazônia, em destaque o DAE-FlotAM, que veio a se tornar anos mais tarde o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91).
Hoje, a maioria das atividades da aviação naval brasileira são estruturada por meio de helicópteros, como os SH-16 Seahawk, UH-17 (Airbus H-135), AH-11B Wild Lynx, UH-12 Esquilo, IH-6B Bell Jet Ranger, e as versões do Super Cougar (UH-15, UH-15A e AH-15B).
Além disso, também são operadas aeronaves de asa fixa, com os veteranos caças de interceptação e ataque AF-1 (A-4 Skyhawk) e os recém adquiridos drones RQ-1 Scan Eagle, destinados as operações de vigilância e inteligência.
Porém, por várias décadas após a criação do então Ministério da Aeronáutica a Marinha foi impedida de operar qualquer tipo de aeronaves. Inicialmente a retomada, turbulenta, envolveu apenas helicópteros, e apenas nos anos 1990 foi autorizada a compra de aviões.
As operações aeroembarcadas são a principal característica e habilidade dos aviadores navais, cujo lema é: "No ar, os homens do mar".