Operação apreendeu aviões importados ilegalmente

Operação da Anac e da Receita Federal apreendeu aviões importados ilegalmente em Londrina

Marcel Cardoso Publicado em 05/10/2022, às 07h52

Hangares e contêineres com aeronaves e peças foram lacrados no aeroporto 14 Bis - Anac/Divulgação

Uma operação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Receita Federal, com apoio da Polícia Federal, apreendeu ontem (4), no aeroporto 14 Bis (SSOK), em Londrina, aviões e peças aeronáuticas que entraram no país por meio da importação de aeronaves acidentadas.

Os agentes lacraram os hangares e contêineres onde os produtos apreendidos estavam armazenados. Eles já estavam sendo alvo de investigação por conta das suspeitas de ilegalidades do procedimento. Um helicóptero da Receita foi utilizado na operação que foi batizada de ‘Rainha da Sucata’, em alusão a uma novela dos anos 1990.

Para Marcos Vinícius Aduar, coordenador da operação e gerente técnico de Execução de Ação Fiscal da Anac, tão importante quanto punir os envolvidos, caso havendo a constatação do crime, é prevenir futuras ocorrências. “O nosso principal objetivo é retirar de circulação essas aeronaves e peças, que não têm mais condições de voo, e evitar que acidentes aeronáuticos ocorram”, afirmou.

A utilização indiscriminada de partes e peças aeronáuticas suspeitas ou sem rastreabilidade elevam o risco das operações na aviação civil, já que não é possível determinar a condição de aeronavegabilidade das aeronaves que receberam essas peças.

Aeroporto Anac Operação Aviões Receita Federal Londrina

Leia também

Aeroportos com risco à segurança serão certificados pela Anac
Concessionária vai receber indenização de R$ 549 milhões da Anac