Novo superporta-aviões dos EUA conclui primeira missão

O USS Gerald Ford é o novo superporta-aviões realizou primeira missão operacional com marinhas aliadas no Atlântico

Por André Magalhães Publicado em 28/11/2022, às 10h31

USS Gerald Ford faz parte de uma nova classe super porta-aviões dos EUA - USN

O novo superporta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78), o mais navio do tipo da Marinha dos Estados Unidos (US Navy, em inglês), retornou a base naval de Norfolk, na Vírginia, após sua primeira viagem operacional.

O navio realizou uma missão de treinamento operacional com marinhas aliadas no Atlântico. Uma série de aeronaves e navios do Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Suécia se reuniram para a manobra naval.

#Warship78 completed its first deployment on November 26th, 2022. Check out this recap of some of our highlights from the past 2 months!⚓️⚓️⚓️#StrongerTogether #WeAreWarship78 @USNavy @secnav76 @NATO @US2ndFleet @COMNAVAIRLANT11 @USNavyCNO pic.twitter.com/TYmQIdH9uc

— USS Gerald R. Ford (CVN 78) (@Warship_78) November 27, 2022

O CVN-78 zarpou no dia 4 de outubro para inaugurar sua vida operacional, o que ocorreu após um longo e turbulento período de testes de validação.

"Esta implantação reuniu um grupo incrível de aliados e parceiros com um único foco, contribuir para uma região atlântica pacífica, estável e livre de conflitos por meio de nosso poder naval combinado", disse Dan Dwyer, comandante da 2ª Frota dos EUA.

Com a chegada do porta-aviões ao sua base naval, as aeronaves que estavam embarcadas também seguiram para suas respectivas bases aeronavais. A bordo do navio estavam nove esquadrões aéreos, incluindo as unidades de caça.

Os F/A-18 E/F Super Hornet e os EA-18G Growler, versão de guerra eletrônica do Super Hornet, seguiram para a estação aérea Oceana, na Virgínia e para a Estação Aérea Naval de Whidbey Island, em Whidbey Island, próximo de Washington, na costa Pacífica.

Saiba Mais...

O USS Gerald R. Ford é o primeiro de um nova classe de superporta-aviões, que deverá ao longo das próximas décadas substituir os navios da classe USS Nimitz (CVN-68), lançados em 1972. O novo porta-aviões tem um deslocamneto de 100.000 toneladas e um comprimento de 333 mestros, sendo assim o segundo maior porta-aviões já construído, sendo superado apenas pelo USS Enterprise, que teve apenas um navio construído.

Em relação a classe antencessora, o USS Gerald R. Ford apresenta algumas novidades, entre elas o sistema de catapultas eletromagnéticas (Emals, na sigla em inglês), bem como do novo sistema usado para parar as aeronaves no pouso, chamado de Advanced Arresting Gear (AAG, na sigla em inglês).

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