Novo King Air 360 terá autothrottle e pressurização automática de série

Textron atualiza versão topo de linha da família de biturbo-hélice mais vendida do Brasil

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 04/08/2020, às 17h50 - Atualizado às 18h19

Textron atualiza família King Air e adiciona autothrottle e controle automático de pressurização

A Textron anunciou nesta terça-feira (4) o lançamento do novo King Air 360/360ER, que apresenta uma evolução do consagrado King Air 350i. O modelo deverá estar disponível no mercado brasileiro já a partir de 2021.

Uma das principais evoluções do King Air 360 é o autothrottle de série, capaz de gerenciar o regime do motor automaticamente desde a decolagem, até a fase de cruzeiro, descida e pouso.

A tecnologia ainda inédita na família King Air deverá aumentar a segurança de voo e reduzir a carga de trabalho dos pilotos O sistema permite a aeronave atingir a potência para cada fase do voo, incluindo o monitoramento de parâmetros como rotação, torque e temperatura.

Outra atualização importante é o novo sistema de pressurização automático que ajusta o diferencial de cabine aumentando o conforto geral a bordo e melhorando também o gerenciamento de cabine por parte dos pilotos. Além disso, o sistema de pressurização agora apresenta uma altitude de cabine de 5.960 pés a uma altitude de cruzeiro típica de 27.000 pés, uma melhora de 10% quando comparado aos atuais King Air 350i.

O interior ainda recebeu uma série de melhorias, como novo acabamento e redesenho completo do mobiliário e poltronas, adicionando ainda novas opções de cor. Outras comodidades que são padrão em toda a linha King Air incluem mesas de trabalho extensíveis, tomadas de energia padrão e de carregamento USB e um lavatório traseiro privado.

“O Beechcraft King Air 360 é resultado de décadas de tradição e confiabilidade da família King Air, e essa atualização inaugura a próxima geração desta família, com os mais avançados recursos, trazendo uma experiência de voo aprimorada para passageiros e tripulantes”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. "Além disso, o projeto desta aeronave também é fruto de inúmeras conversas com nossos clientes de turbo-hélice em todo o mundo, e, por meio das novas tecnologias empregadas, conseguimos ajudá-los a realizar suas variadas missões com maior conforto e facilidade", acrescenta.

O mercado brasileiro segue sendo um dos mais importantes para a família King Air, especialmente por sua capacidade de operar em pistas não-preparadas e a baixa estrutura aeroportuária na maior parte do país.

“Os modelos King Air representam 46% das nossas vendas. Por serem essenciais, sobretudo para o setor de agronegócio, devido a sua capacidade de transportar muita carga, versatilidade e o fato de decolar e pousar em pistas curtas e não preparadas”, comentou Leonardo Fiuza presidente da TAM AE, representantes da Textron no Brasil.

aeronave avião Textron aviação executiva King Air Beechcraft King Air 360 notícia de aviação Leonardo Fiuza King Air 350 TAM AE