Akanci é fabricado pela Bayktar, o mesmo fabricante do drone TB2 que está tendo sucessos contra blindados russos na guerra
Por André Magalhães Publicado em 26/04/2022, às 09h10
O novo drone turco Akinci destruiu um alvo marítimo durante um teste, marcando assim o primeiro disparo ao vivo do veículo aéreo de combate não tripulado (Ucav, na sigla em inglês), ocorrido no dia 22 de abril.
A aeronave empregou um armamento de busca a laser que tem como característica uma maior precisão nos ataques. O disprado do Akanci teve a ajuda do drone Bayraktar TB2 que realizou a designação do laser no alvo, o que facilitou o Akanci a destruí-lo.
O Akanci é fabricado pela Baykar e completou seu primeiro voo em dezembro de 2019. O Ucav tem destaque por seu tamanho (envegadura 20 metros e comprimento 12,5 metros), por sua autonomia de 24 horas e pelo teto operacional de 40.000 pés.
Além disso, o poder de fogo do Akanci permite transportar até 1.350 kg de carga últil. Entre a gama de armamentos diponíveis para o drone turco, estão: os mísseis Gökdoğan e Bozdoğan (desenvolvidos em solo turco), o MAM-L, o TEBER-82, o míssil KGK-82-83 SOM e munição MK-84. Akıncı TİHA.
📢 Bayraktar #AKINCI TİHA bugün @Roketsan tarafından geliştirilen Teber-82 Güdüm Kiti ile gerçekleştirdiği ilk atış testini başarıyla tamamladı. 🚀🎯@SavunmaSanayii#Baykar 💪 #Roketsan
— BAYKAR (@BaykarTech) April 22, 2022
Vatanımıza, milletimize hayırlı ve uğurlu olsun...#MilliTeknolojiHamlesi ✈️🐳🚀🌍🇹🇷 pic.twitter.com/6LhFOVjLak
Um ponto chave é que o Akanci terá a capacidade de combate ar-ar, podendo assim abater outros veículos aéreos não tripulados.
Outro drone da Baykar que tem tido sucessos, em zona real de combate, é o Bayraktar TB2. O pequeno Ucav tem obitido vitórias consideráveis no campo de batalha contra comboios de blindados russos.
A aeronave pode desempenhar diversas missões como: vigilância aérea, reconhecimento e ataques. O UAV pode transportar uma carga de até 55kg (que podem ser sistemas, câmeras e armas). Todavia, o drone tem um teto operacional de 30.000 pés e uma autonomia de 24 horas.