Novo drone de combate turco destrói com êxito alvo marítimo

Akanci é fabricado pela Bayktar, o mesmo fabricante do drone TB2 que está tendo sucessos contra blindados russos na guerra

Por André Magalhães Publicado em 26/04/2022, às 09h10

A Turquia já tem três unidades entrando em serviço em ações contra terroristas - Bayktar

O novo drone turco Akinci destruiu um alvo marítimo durante um teste, marcando assim o primeiro disparo ao vivo do veículo aéreo de combate não tripulado (Ucav, na sigla em inglês), ocorrido no dia 22 de abril.

A aeronave empregou um armamento de busca a laser que tem como característica uma maior precisão nos ataques. O disprado do Akanci teve a ajuda do drone Bayraktar TB2 que  realizou a designação do laser no alvo, o que facilitou o Akanci a destruí-lo.

O Akanci é fabricado pela Baykar e completou seu primeiro voo em dezembro de 2019. O Ucav tem destaque por seu tamanho (envegadura 20 metros e comprimento 12,5 metros), por sua autonomia de 24 horas e pelo teto operacional de 40.000 pés.

Além disso, o poder de fogo do Akanci permite transportar até 1.350 kg de carga últil. Entre a gama de armamentos diponíveis para o drone turco, estão: os mísseis Gökdoğan e Bozdoğan (desenvolvidos em solo turco), o MAM-L, o TEBER-82, o míssil KGK-82-83 SOM e munição MK-84. Akıncı TİHA. 

📢 Bayraktar #AKINCI TİHA bugün @Roketsan tarafından geliştirilen Teber-82 Güdüm Kiti ile gerçekleştirdiği ilk atış testini başarıyla tamamladı. 🚀🎯@SavunmaSanayii#Baykar 💪 #Roketsan

Vatanımıza, milletimize hayırlı ve uğurlu olsun...#MilliTeknolojiHamlesi ✈️🐳🚀🌍🇹🇷 pic.twitter.com/6LhFOVjLak

— BAYKAR (@BaykarTech) April 22, 2022

Um ponto chave é que o Akanci terá a capacidade de combate ar-ar, podendo assim abater outros veículos aéreos não tripulados.

Outro drone da Baykar que tem tido sucessos, em zona real de combate, é o Bayraktar TB2. O pequeno Ucav tem obitido vitórias consideráveis no campo de batalha contra comboios de blindados russos. 

A aeronave pode desempenhar diversas missões como: vigilância aérea, reconhecimento e ataques. O UAV pode transportar uma carga de até 55kg (que podem ser sistemas, câmeras e armas). Todavia, o drone tem um teto operacional de 30.000 pés e uma autonomia de 24 horas. 

 

 

 

aeronave notícias de aviação avião aviação Turquia Drone UAV guerra Ucav Bayktar Akanci

Leia também

Sérvia quer os drones turcos que têm feito estrago na Ucrânia
EUA poderão ter drone com capacidade de atacar o inimigo de forma autônoma