Sul-coreano KAI KF-21 Boramae realiza o primeiro voo e promete revolucionar segmento de caças de geração 4,5
Por André Magalhães Publicado em 19/07/2022, às 10h25
O KAI KF-21 Boramae, o moderno caça sul-coreno, fez hoje (19) seu primeiro voo. Decolando a partir das instalações da Korea Aerospace Industries (KAI) em Sacheon, ao norte do país. No comando do avião estava o major-general Ahn Jun Hyun, piloto de testes da força aérea da Coreia do Sul.
De acordo com a força aérea sul-coreana (Rokaf, na sigla em inglês), o voo inaugural foi um sucesso e marca o início da extensa campanha de ensaios previstas para durar vários meses.
A expectativa é iniciar agora um cronograma constante de testes, que envolverá outros protótipos do KF-21. A KAI relatou que os ensaios deverão contar com seis unidades testes, cada um dedicado a validar uma parte do programa de certificação do futuro avião.
O KF-21 é uma aposta do governo sul-coreano em criar uma aeronave avançada, com capacidades próximas dos modelos de quinta geração, demonstrando elevada autonomia industrial e capacidade tecnológica do pequeno país. Ainda assim, o projeto teve consultoria da Lockheed Martin, o que, aliás, justifica o desenho do avião bastante similar ao adotado pelo F-35, embora o modelo sul-coreano não seja furtivo.
O KF-21 dispõe das mais modernas tecnologias da atualidade, como por exemplo o radar de varredura eletrônica (AESA), equipamentos voltados para a guerra eletrônica (EW), rastreador infravermelho (IRST) e pod de direcionamento ótico (EO TGP). A maior parte das tecnologias eletrônicas foram desenvolvidas localmente, apoiadas pela grande capacidade intelectual da Coreia do Sul e seu domínio nas áreas de eletrônica avançada.
Embora tenha um aspecto geral que lembre um caça de quinta geração, o KF-21 é avião de geração 4º plus (ou 4,5), a mesma dos F-39 Gripen do Brasil. O avião sul-coreano poderá antingir Mach 1,81 (aproximadamente 2.230 km/h) transportar uma carga útil máxima de 7.700 quilos.
O KF-21 se destaca por agregar uma série de conceitos e tecnologias que podem permitir uma versão aperfeiçoada de quinta geração.