Novo caça da FAB participou de cerimônia do Dia do Aviador

O F-39E Gripen, novo caça da FAB, participou de cerimônia alusiva ao Dia do Aviador em Brasília

Por André Magalhães Publicado em 24/10/2022, às 17h35

Caças Gripen F-39 estão passando por ensaios em voo para obter o certificado militar - FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na última sexta-feira (21), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da FAB, na Base Aérea de Brasília.

O evento foi presidido pelo Vice-Presidente Hamilton Mourão, acompanhado pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, pelo Comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, e por demais autoridades civis e militares.

A cerimônia foi marcada por passagens de aeronaves da força aérea, como: o novo caça F-39E Gripen, o recém-adquirido KC-30, o KC-390 Millennium, de caças F-5EM e A-1M, de aviões de transporte C-105 e C-99 e da aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), composta pelos E-99 e R-99.

Ainda teve a participação do Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, com seus sete A-29 Super Tucano.

Outro ponto de destaque foi a entrega da medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico a civis e militares que prestaram notáveis serviços ao país.

Saiba Mais...

O dia 23 de Outubro é a data de maior importância para a FAB. Neste dia, em 1906, Alberto Santos-Dumont fazia o voo com uma aeronave mais pesada que o ar, o icônico 14-Bis, no Campo de de Bagatelle, em Paris.

Santos-Dumont voou por cerca de 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo para um público de dezenas de pessoas, bem como diante da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

FAB Brasília Santos Dumont Gripen cerimônia KC-30 Dia do Aviador

Leia também

FAB já negocia segundo lote do F-39 Gripen
FAB recebeu os simuladores do Gripen