O F-39E Gripen, novo caça da FAB, participou de cerimônia alusiva ao Dia do Aviador em Brasília
Por André Magalhães Publicado em 24/10/2022, às 17h35
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na última sexta-feira (21), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da FAB, na Base Aérea de Brasília.
O evento foi presidido pelo Vice-Presidente Hamilton Mourão, acompanhado pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, pelo Comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, e por demais autoridades civis e militares.
A cerimônia foi marcada por passagens de aeronaves da força aérea, como: o novo caça F-39E Gripen, o recém-adquirido KC-30, o KC-390 Millennium, de caças F-5EM e A-1M, de aviões de transporte C-105 e C-99 e da aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), composta pelos E-99 e R-99.
Ainda teve a participação do Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, com seus sete A-29 Super Tucano.
Outro ponto de destaque foi a entrega da medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico a civis e militares que prestaram notáveis serviços ao país.
O dia 23 de Outubro é a data de maior importância para a FAB. Neste dia, em 1906, Alberto Santos-Dumont fazia o voo com uma aeronave mais pesada que o ar, o icônico 14-Bis, no Campo de de Bagatelle, em Paris.
Santos-Dumont voou por cerca de 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo para um público de dezenas de pessoas, bem como diante da Comissão Oficial do Aeroclube da França.