YU-20 é o novo avião-tanque da China e tem como principal característica os voos de longo alcance
Por André Magalhães Publicado em 02/08/2022, às 11h10 - Atualizado às 11h11
A China destacou um YU-20, seu novo avião-tanque, para conduzir uma série de treinamentos e obter máxima prontidão de combate. O exercício visa integrar o avião com as demais aeronaves da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA, na sigla em inglês).
Em uma reportagem dos jornais estatais Diário do Povo e Televisão Central da China, o coronel Shen Jinke fez algumas declarações a respeito do novo avião-tanque da PLA, como o fato de ter sido desenvolvido com tecnologia própria e ter capacidade de atender também missões de longo alcance.
O YU-20 é derivado do avião de transporte Y-20, também desenvolvido em território chinês, ampliando assim a capacidade de Pequim no setor aeroespacial, considerado uma das prioridades do atual governo.
O YU-20 realizou recentemente a transferência de combustível para os caças, também de origem chinesa, Shenyang J-16, derivados do russo Su-27 Flanker.
Entre as missões realizadas o YU-20 voou próximo a Taiwan, país que não tem sua independência reconhecida por Pequim e recebeu hoje (2) a visita da deputada Nancy Pelosi.
No entanto, a escalada da crise com Taiwan não é recente. No dia 28 de novembro de 2021, 27 aviões da PLA entraram na zona de identificação de defesa aérea da Ilha e elevaram o tom de Washington e Pequim sobre o futuro do país.
Com o YU-20 a China poderá contar com uma maior cadeia logística, possibilitando que demais aeronaves possam ter a autonomia ou alcance estentidos por uma vasta região do Indo-Pacífico.