Novo avião supersônico da Boom Supersonic fez o seu primeiro voo no estado da Califórnia, nos EUA
Por Marcel Cardoso Publicado em 22/03/2024, às 20h07
A Boom Supersonic anunciou, nesta sexta-feira (22), que o XB-1, seu primeiro avião supersônico, realizou o seu primeiro voo de forma bem sucedida, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Pilotada por Bill Shoemaker, piloto de teste chefe do fabricante, a aeronave decolou do aeroporto espacial de Mojave e voou no mesmo espaço aéreo que hospedou muitos primeiros voos históricos, incluindo os voos do Bell X-1, do X-15 norte-americano e do Lockheed SR-71 Blackbird.
Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic, disse: "Estou ansioso por este voo desde a fundação da Boom em 2014, e ele marca o marco mais significativo até agora em nosso caminho para levar viagens supersônicas aos passageiros em todo o mundo”.
Durante o voo, o avião, movido a combustível sustentável de aviação (SAF), que utiliza compósitos de fibra de carbono, aviônicos de última geração, aerodinâmica otimizada digitalmente e um avançado sistema de propulsão supersônica, atingiu a altitude de 7.120 pés (2.170 metros) e alcançou velocidades de até 238 nós (440 km/h).
O Overture, futuro modelo de passageiros resultado do XB-1 e que poderá transportar de 64 a oitenta pessoas, já possui interessados nos Estados Unidos e no Japão, como a American Airlines, a United Airlines e a Japan Airlines, que fizeram 130 pedidos e pré-encomendas.
Os primeiros voos comerciais, segundo a Boom, estão previstos para o início da década de 2030.