Ninhos de insetos fazem aviões abortarem decolagens

Relatório de autoridades britânicas revelaram que insetos fizeram ninhos em tubos de pitot

Marcel Cardoso Publicado em 06/02/2022, às 19h50 - Atualizado às 19h58

Casos ocorreram em julho de 2021, mas somente vieram a público na última semana | Foto: Divulgação.

Oito aviões tiveram de abortar decolagens do aeroporto internacional de Heathrow (LHR), em Londres, em julho, depois que ninhos de insetos, especialmente de vespas e de abelhas, estavam bloqueando seus tubos de pitot durante o procedimento. Um relatório sobre o caso veio a público somente na última semana.

Segundo a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (Aiib), sete aeronaves eram da British Airways e uma era da Virgin Atlantic. Um Boeing 777-300ER de registro G-STBI, por exemplo, estava com o tubo do lado direito bloqueado por um destes ninhos, de acordo com o documento.

O caso acendeu um alerta para autoridades aeroportuárias locais, já que a alta incidência de insetos no último ano pode acarretar em uma nova onda já a partir do segundo trimestre, quando a primavera começa na região, o que pode fazer com que o número de ocorrências deste gênero volte a acontecer.

O relatório ainda informa que o tempo pelo qual algumas aeronaves ficaram inoperantes, por conta dos efeitos da pandemia de covid-19, fez com que insetos fossem atraídos. A Aiib explicou que os tubos de pitot são locais ‘ideais’ para que ninhos possam surgir.

aeronave notícias de aviação avião aviação Pitot Reino Unido Insetos Londres Ninhos