Encomendas expressas, maquinário e componentes para indústria lideram a carga aérea no GRU Airport
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/02/2022, às 16h40
O Terminal de Cargas (TECA) do aeroporto internacional de São Paulo (GRU Airport), localizado em Guarulhos, registrou em janeiro um movimento de 22,6 mil toneladas de produtos entre importação e exportação, com crescimento de 17% quando comparado com o mesmo período do ano passado.
O resultado coloca o TECA de GRU como o maior do Brasil em volume de cargas internacionais, superando aeroportos como Viracopos, em Campinas, com forte tradição no transporte cargueiro internacional.
Com a retomada da produção de grande parte da indústria brasileira, entre os destaques da carga movimentada estão componentes para o setor automotivo. O setor farmacêutico também ampliou a movimentação de carga pelo GRU Airport, se beneficiando da certificação CEIV IATA, o qual é um selo de qualidade internacional que garante a capacidade do aeroporto em atuar na logística de delicados componentes utilizados na indústria de remédios.
Por fim, ainda merece destaque o crescimento do transporte de maquinários e eletrônicos, apoiado pela malha aérea a partir de GRU permitindo atuação nacional e internacional em remessas expressas.
O Terminal de Cargas do GRU Airport é o maior complexo aeroportuário do Brasil sendo coberto por uma área de 99 mil m². O espaço possui também o maior complexo frigorífico instalado em um aeroporto brasileiro, com cerca de 30.000 m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. De acordo com a concessionária do aeroporto, as 23 câmaras frias alcançam todos os limites de temperatura utilizados pelo setor, atendendo assim todos os tipos de produtos. Além disso, o terminal conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação e oito na exportação.