Aeronave comercial promete permitir a Irkut competir com os modelos da Airbus e Boeing
Por Gabriel Benevides Publicado em 15/12/2020, às 11h00 - Atualizado às 16h45
Programa dos motores PD-14 permitirá a Rússia contar com propulsores próprios para o MC-21
O primeiro MC-21-300 (MS-21-300, no alfabeto latino) equipado com motores russos concluiu com sucesso o voo de estreia, ampliando o programa que passa a oferecer o avião com duas opções de motorização. O protótipo foi equipado com os motores russos Aviadvigatel PD-14, desenvolvido pela estatal russa Rostec.
O voo ocorreu no dia 15 de dezembro, com duração de 1 hora e 25 minutos. A Irkut, responsável pelo desenvolvimento do MC-21, já havia planejado no início do programa oferecer o avião com duas opções de motor, uma com o Pratt & Whitney PW1000G, e outro com o PD-14.
A intenção é tornar o MC-21 uma aeronave com chances de concorrer no competitivo mercado de aviação comercial global, ao mesmo tempo que mantém a independência russa em termos tecnológicos.
"Este voo é resultado conjunto de dois dos mais importantes programas da aviação civil russa – o avião MC-21 e o motor PD-14. Graças aos esforços dos cientistas, fabricantes, engenheiros e trabalhadores, um avião de nova geração está sendo criado. Isso fará com que o nosso país volte à liga mais alta do mundo da aviação", disse Sergey Chemezov, CEO da Rostec.
O motor PD-14 é um desenvolvimento avançado do veterano PS-90, responsável por equipar grande parte dos aviões soviéticos a partir da década de 1980, como o Il-96 e o Tu-204. Comparativamente é uma evolução similar a existente com motores ocidentais, como o veterano CFM56 que deu origem ao moderno CFM Leap. O PD-14 foi desenvolvido especificamente para o MC-21, com capacidade de gerar empuxo de 31.000 lbf, garantindo 15% de maior eficiência quando comparado com o PS-90.
O desenvolvimento do novo motor russo se tornou prioritário após os Estados Unidos e a União Europeia terem impostos alguns embargos a Rússia, colocando em dúvidas a viabilidade de utilizar apenas os motores PW1000G no MC-21, que aliás, foi o motor utilizado em seu voo inaugural em 2017.
Em declaração feita por Dênis Manturov, ministro da Indústria e Comércio da Rússia, metade dos primeiros 630 MC-21 produzidos contarão com os motores PD-14, enquanto os restantes das unidades serão equipadas com o PW1000G.
Note a proporção dos novos motores PD-14 em relação aos Soloviev D-30KP utilizados pelo Il-76
A indústria aeroespacial russa sempre manteve completa independência no desenvolvimento de propulsores, especialmente para evitar problemas com embargos ou falta de capacidade dos fornecedores estrangeiros em suprir suas necessidades.