MC-130J dos EUA lançou míssil de cruzeiro em teste

MC-130J dos EUA lançou míssil de cruzeiro em teste sobre o Mar da Noruega

Por André Magalhães Publicado em 14/11/2022, às 14h35

Inovação e investimento em mísseis de longo alcance são uma tendência entre as potências - USAF

Um MC-130J Commando II da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) disparou um míssil de cruzeiro de longo alcance sobre o Mar da Noruega, durante um teste realizado na última quarta-feira (9).

O experimento foi coodernado pelo Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (Afrl, na sigla em inglês).

O lançamento foi pelo modo Rapid Dragon, que consiste no liberamento de uma carga com pallets e paraquedas. Em seguida, em uma determinada altitude, o míssil em si foi lançado.

.“O Rapid Dragon é um exemplo fantástico da velocidade com que tecnólogos e combatentes podem trabalhar – o design, desenvolvimento, prototipagem e experimentação de novos recursos podem chegar ao campo em cronogramas operacionalmente relevantes”, disse o comandante da Afrl, Heather Pringle.
 
Esta foi a primeira vez que o  Rapid Dragon foi lançado de uma aeronave de carga. As capacidades do MC-130 foram ideais para a realização deste teste.
 
“Um MC-130J é a aeronave perfeita para essa capacidade porque podemos pousar e operar em rodovias de 3.000 pés e zonas de pouso austeras, enquanto um bombardeiro não pode”, disse o oficial da Usaf, Jim Slife.
 

Noruega Usaf teste míssil de cruzeiro MC130J

Leia também

FAB reabasteceu helicópteros em voo
C-130 Hercules da FAB lança cargas especiais na Antártica