Empresa alemã reduz total de aviões encomendados em 2013
Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação Publicado em 11/11/2019, às 13h00 - Atualizado às 13h33
Lufthansa foi cliente de lançamento do 777X em 2013
A alemã Lufthansa modificou seu pedido para o Boeing 777X, reduzindo seu compromisso com o novo avião. O pedido original, formalizado em 2013, previa um total de 34 aeronaves, mas foi atualizado para 20 compromissos firmes e 14 opções de compra.
Em comunicado realizado na divulgação dos dados do terceiro trimestre, a empresa afirmou que a encomenda original não é suficientemente segura para ser exercida. A Lufthansa tem alterado sua estratégia em relação a frota de longo curso e grande capacidade. Recentemente a companhia encomendou o Boeing 787, que oferece grande alcance e menor capacidade que os futuros 777X, permitindo maior flexibilidade da frota. Além disso, planeja no futuro retirar de serviço alguns de seus os Airbus A380.
Ainda que o total permaneça o mesmo, a Lufthansa transformou parte em opções, modificando as perspectivas de mercado para a nova geração do Triplo Sete, que não obteve um número expressivo de encomendas.
A Boeing tem postergado a entrada em serviço do 777-9, o primeiro avião da nova família, após alguns atrasos no desenvolvimento dos motores GE9X e de uma falha estrutural não programada em um ensaio estático. O 777-8, versão de menor capacidade e maior alcance, aguarda uma definição para ser desenvolvido, o que deve ocorrer em meados da próxima década.