A Latam Airlines anunciou acordo com a Embraer para a compra de até 74 jatos E195-E2
Por Marcel Cardoso Publicado em 22/09/2025, às 10h33
A Latam Airlines anunciou hoje (22), a assinatura de um acordo com a Embraer para a aquisição do E195-E2, em um contrato para até 74 aviões, sendo 24 encomendas firmes e cinquenta opções de compra. O valor do pedido firme, baseado em preço de tabela, é de aproximadamente R$ 11 bilhões.
As primeiras entregas ocorrerão no segundo semestre de 2026, com foco inicial na Latam Airlines Brasil. A companhia também prevê a possibilidade de expandir a operação dos novos aviões para outras afiliadas do grupo na América do Sul.
Segundo a Latam, a incorporação dos E195-E2 permitirá maior flexibilidade nos hubs brasileiros, viabilizando a abertura de novas rotas domésticas e regionais. O grupo destaca que o investimento está alinhado à sua Política Financeira, sem necessidade de ajustes em métricas de liquidez ou alavancagem.
“Nos últimos quatro anos, o grupo Latam tem se concentrado na expansão de sua malha aérea doméstica e regional”, disse Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group.
Para a Embraer, o acordo reforça a posição do E195-E2 como solução adequada ao mercado sul-americano. “O E195-E2 permitirá que as afiliadas da Latam conectem mais destinos com a capacidade certa”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
O Embraer E195-E2 é equipado com motores Pratt & Whitney GTF, sistemas fly-by-wire de última geração e aerodinâmica avançada. A configuração interna é de 2-2 por fileira. EM relação aos E-Jet de primeira geração a nova família oferece até 30% de economia de combustível por assento.
Atualmente, o grupo Latam opera uma frota de 362 aviões, entre modelos da Airbus e Boeing. Desde 2021, a malha aérea da companhia passou de 129 para 160 destinos de passageiros, um aumento de 24%. O reforço da frota com aeronaves regionais de última geração deve ampliar ainda mais a conectividade dentro da América do Sul.