Novo software será instalado a partir do fim do ano
Marcel Cardoso Publicado em 22/09/2021, às 09h40 - Atualizado às 09h56
O chamado DPO economizará cerca de 100 toneladas de combustível, segundo a companhia - Foto: Divulgação
A Latam Airlines irá atualizar a frota do Airbus A320 com a função ‘Descent Profile Optimisation’ (DPO), um aprimoramento de economia de combustível desenvolvido pela própria fabricante, para o banco de dados de desempenho do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS).
O DPO permite que as aeronaves desçam da altitude de cruzeiro usando apenas o impulso do motor ocioso, o que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 e de NOx (óxido de nitrogênio).
EUA entram com ação antitruste contra American Airlines e JetBlue
Para aumentar ainda mais a redução de combustível, o DPO maximiza o tempo gasto em um nível de cruzeiro eficiente, não iniciando a descida muito cedo e, posteriormente, minimiza a quantidade de tempo gasto em um estágio ineficiente de ‘nivelamento’ na parte inferior da descida, quando os motores geram impulso para manter o nível de voo no ar antes da aproximação final para pouso.
A companhia espera que isto irá gerar mais de 100 toneladas de economia de combustível por ano por aeronave em toda a sua rede. Mais de 200 delas receberão a atualização entre o fim deste ano e o início de 2022.