Entrega do primeiro 747 cargueiro completou 50 anos este mês
Marcel Cardoso Publicado em 16/03/2022, às 09h35
Em 10 de março de 1972, a Boeing entregou o primeiro cargueiro de fuselagem larga (widebody), um 747-200 (D-ABYE) à Lufthansa. A aeronave operou por seis anos na companhia aérea, seguindo depois para a Korean Air Cargo, onde ficou por 18 anos. Por fim, ela foi desmontada em maio de 2002.
A entrega marcou uma nova era no transporte de cargas: a capacidade expandida do 747, com sua porta no nariz que poderia carregar objetos enormes, significava que os transportadores e transportadores de carga poderiam entregar mais mercadorias mais rápido do que via mar ou por terra.
"A capacidade de enviar mais mercadorias pelo ar mudou o comércio global da noite para o dia", disse o vice-presidente de Marketing Comercial da Boeing, Darren Hulst. "Pessoas ao redor do mundo poderiam receber mercadorias em dias em vez de meses. Os cargueiros da Boeing desempenharam um papel significativo nisso, e continuam a definir a arte do possível hoje no e-commerce e no comércio global."
Hoje, 90% da capacidade mundial de cargueiros pertence à Boeing, que voa milhões de toneladas de mercadorias ao redor do mundo. De acordo com o Commercial Market Outlook (Perspectivas do Mercado Comercial) da fabricante, de 2021, a frota global de cargueiros (produção e conversões) deve crescer mais de 70% em relação a 2019, totalizando 2.610 novas entregas de cargueiros nas próximas duas décadas.
A frota global de cargueiros deve atingir 3.435 aviões até 2040, incluindo o 777-8, que deve começar a ser entregue em 2027.