Purificação do ar ioniza ambiente e neutraliza partículas orgânicas vivas ou inertes
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 13/08/2020, às 13h00 - Atualizado às 17h15
Ar ionizado por sistema de plasma garante ainda mais qualidade no ar nas cabines dos jatos da Gulfstream
Um novo sistema de purificação do ar de cabine utiliza a ionização de plasma para eliminar 99,9% de todos os agentes contaminantes, incluindo vírus. O equipamento foi desenvolvido pela Gulfstream e estará disponível em todos os seus modelos de aviões de negócios.
O sistema de ionização de plasma da Gulfstream, opera sempre que o controle ambiental da aeronave estiver ativo, ou seja, desde o momento que o ar condicionado é acionado, o que ocorre antes mesmo dos motores do avião estarem acionados.
A ionização do ar acontece de forma ativa, com o sistema emitindo íons de oxigênio positivos e negativos que inativam moléculas nocivas suspensa no ar e nas superfícies. Esse processo neutraliza patógenos, como bactérias e vírus, além de partículas diversas incluindo até mesmo odores desagradáveis de materiais orgânicos, como fumaça de cigarro.
“A adição do sistema de ionização de plasma aumenta ainda mais os benefícios para a saúde da cabine”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Ao adicionar tal sistema em conjunto com o ar já 100% fresco e o design comprovado de fluxo de ar da Gulfstream, os clientes podem voar com suas famílias e equipes com ainda mais tranquilidade”.
O sistema produz milhares de íons em toda a aeronave, garantindo que o ar da cabine permaneça puro e as superfícies sejam desinfetadas enquanto o embarque dos passageiros é preparado. O conjunto de plasma de íons funciona simultaneamente com o sistema de filtros Hepa, padrão na maioria dos aviões da família Gulfstream. A vantagem do ar ionizado é eliminar mais rapidamente qualquer partícula nociva, o que ocorre quase instantaneamente.